Juiz de Fora passa de possibilidade de surto para chance média infestação de dengue, aponta 2º LIRAa de 2023

24 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Índice de infestação do Aedes aegypti em levantamento realizado em maio foi de 2,5%, menor que o de janeiro, quando foi registrado 7%. População pode fazer denúncias por meio de site, WhastApp, ligação telefônica ou e-mail. Mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika

Felipe Dana/AP/Arquivo

Juiz de Fora tem ‘médio risco’ de infestação de dengue, segundo dados do segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.

O índice para infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é de 2,5, de acordo com a pesquisa feita pela Prefeitura no mês de maio. O levantamento apresentou queda com relação a janeiro, quando o índice foi de 7%.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Segundo o Ministério da Saúde, a aferição é considerada satisfatória quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Em boletim epidemiológico divulgado pelo Estado nesta semana, Juiz de Fora registrou 818 casos confirmados e mais de 1.200 prováveis de dengue até o momento.

Onde há mais focos?

A maioria dos focos está dentro das residências. Os tipos de depósitos mais frequente foram vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, considerados depósitos móveis, seguidos de obras, calhas e estruturas abandonadas ou em desuso.

Desde o início do ano, a Prefeitura realiza vistorias e ações de educação em saúde e sensibilização da população para eliminação e cuidado com os possíveis criadouros do mosquito.

População pode fazer denúncia anônima

Possíveis criadouros do mosquito podem ser denunciados de anônima através do site arbocontrolsis.tecnologia.ws/denunciafocomosquito, mediante repasse de informações à Prefeitura.

Também há como fazer as denúncias por WhastApp, ligação telefônica ou e-mail. Confira:

WhatsApp: (32) 98432-4608

Ligação telefônica: 3212-3070

e-mail: dengue@pjf.mg.gov.br

Leia também:

Primeiro LIRAa de 2023 aponta alto risco de surto de dengue em Ubá

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO