Macron diz que a China pode ter um ‘grande papel na busca da paz na Ucrânia

05 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Pequim pode desempenhar um "grande papel" na busca por um caminho para a paz na Ucrânia, afirmou nesta quarta-feira o presidente da França, Emmanuel Macron, no início de uma visita de três dias a China.

"A China, justamente por sua relação estreita com a Rússia, reafirmada nos últimos dias, pode desempenhar um grande papel no conflito na Ucrânia", disse Macron em um discurso na embaixada francesa em Pequim, em referência à recente visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Moscou.

"A China afirmou seu compromisso com a Carta da ONU. A integridade territorial e a soberania das nações fazem parte desta. E acredito que defendê-las também é caminhar juntos e tentar encontrar um caminho para a paz".

Macron está na China para uma visita de Estado de três dias, na qual espera convencer Pequim a assumir um compromisso contra a invasão russa da Ucrânia e aspira estreitar laços com o país asiático, um parceiro comercial chave.

Em seu discurso para a comunidade francesa, Macron também pediu a Europa que não se separe da China no plano econômico e disse que é necessário "um compromisso com vontade para manter uma relação comercial" com Pequim.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO