Manifestante morre no Quênia e oposição convoca novas manifestações

20 mar 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um manifestante foi morto pela polícia no oeste do Quênia nesta segunda-feira (20), em um dia de confrontos entre as forças da ordem e apoiadores da oposição, que convocou novas manifestações contra a inflação e o governo.

Esses foram os primeiros distúrbios significativos desde a chegada ao poder de William Ruto, que venceu por uma margem estreita uma eleição presidencial polêmica em agosto passado, contra o rival Raila Odinga, que segue afirmando que a votação "foi roubada".

Em Maseno, um dos redutos da oposição no oeste do país, os policiais, após ficarem sem gás lacrimogêneo, "dispararam balas reais" durante manifestações nas quais morreu o estudante William Mayange, anunciou a polícia, acrescentando que seis policiais ficaram feridos.

O governador da região, Peter Anyang' Nyong'o, do partido de Odinga, denunciou "um assassinato a sangue frio" e pediu a prisão e o julgamento do policial envolvido.

Em declarações à AFP, o porta-voz de Odinga, Dennis Onyango, acusou a polícia de ter atirado contra o veículo do político, sem que seja possível confirmar esta informação de forma independente.

Outros confrontos ocorreram em Kibera, maior favela de Nairóbi, e em Kisumu, outro reduto de Odinga, no oeste do país.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO