Marinha do Brasil realiza operação militar na região de Furnas, em MG

04 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
 
A cidade de São José da Barra, no Sul de Minas Gerais, foi palco de mais um exercício militar da Marinha do Brasil nesta quarta-feira (4/10). Chamada de Operação Furnas II, a ação ocorreu no Lago de Furnas e contou com mais de 700 marinheiros, fuzileiros navais e diversos meios operativos. O treinamento ocorre desde o dia 25 de setembro e o principal objetivo é possibilitar o treinamento de diversas Unidades da Marinha do Brasil. 
Hoje, ocorreu uma Demonstração Operativa (DemOp) no Lago de Furnas. O evento deu destaque às Operações Ribeirinhas, e, com a presença de tropas, voo de drone e transposição de curso d’água, foram apresentados os treinamentos de um Desembarque Ribeirinho. Além disso, também participaram da ação diferentes meios operativos da Marinha, como os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e o helicóptero UH-12 Esquilo. 
Estiveram presentes na Demonstração Operativa, o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga e o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira e outras autoridades. 
 

Destaque deste ano

Em maio de 2022, o Lago de Furnas foi palco de outro treinamento da Marinha do Brasil. Com 1,3 mil fuzileiros, o exercício se estendeu do dia 9 de maio até o dia 23 e foi considerado a maior operação militar já vista em Minas Gerais. 
Um dos destaques do Exercício deste ano foi o estabelecimento de um Centro de Comando e Controle Expedicionário, com a capacidade de provar a adequada consciência situacional da área de operações por meio de Sistemas de Apoio à Decisão, como o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA). O Centro possibilita uma maior agilidade no gerenciamento das ações. 

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO