Missão espacial não tripulada da Índia entra em órbita lunar

05 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Uma missão espacial não tripulada da Índia entrou em órbita lunar neste sábado (5), quatro anos depois de uma primeira tentativa mal-sucedida de alunissagem, anunciou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

"Chandrayaan-3 entrou com sucesso na órbita lunar", afirmou o órgão no Facebook.

O programa prevê que Chandrayaan-3 pouse perto do polo sul do satélite terrestre entre 23 e 24 de agosto.

Se for bem-sucedido, o país mais populoso do mundo entrará para um clube restrito de nações que concretizaram um pouso controlado na Lua: Rússia, Estados Unidos e China.

Há quatro anos, a última tentativa do programa Chandrayaan foi um fracasso, quando as equipes na Terra perderam contato com a nave pouco antes de sua chegada à Lua.

"Chandrayaan-3 inclui um módulo de aterrissagem chamado Vikram, que significa "valor" em sânscrito, e um veículo batizado de Pragyan, a palavra sânscrita para "sabedoria".

A missão, com um custo de 74,6 milhões de dólares (R$ 362 milhões), confirma a ambição e o rápido desenvolvimento do programa espacial indiano, que lançou uma sonda em órbita lunar em 2008.

Em 2014, a Índia se tornou o primeiro país asiático a colocar um satélite em órbita ao redor de Marte e três anos depois lançou 104 satélites em uma única missão.

Para o próximo ano, o país de mais de 1,4 bilhão de habitantes ambiciona uma missão tripulada de três dias em órbita ao redor da Terra.

A Índia também tenta aumentar sua participação, atualmente de 2%, no mercado espacial comercial no mundo, por ter custos muito menores que seus concorrentes.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO