Montes Claros é a décima cidade do estado que mais gerou denúncias pelo 181; serviço já recebeu 10 milhões de ligações em MG

05 jul 2023
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Levantamento foi divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Crimes mais denunciados pelo 181 no estado são os relacionadas ao tráfico de drogas, com 667.008 ocorrências. Qualquer cidadão pode fazer denúncias de forma anônima e sigilosa

Gil Leonardi/Imprensa MG

O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 já recebeu 10 milhões de ligações no estado, que geraram mais de um milhão de denúncias desde a sua implementação, em 2007. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O município de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, ocupa a 10ª posição no estado em número de denúncias, conforme explicou o assessor-chefe da Superintendência de Integração da Sejusp.

“A cidade de Montes Claros é a 10ª que mais gerou denúncias ao longo desses anos, foram mais de 20 mil denúncias. A Região Integrada de Segurança Pública, composta por 77 cidades, é responsável por 3% das denúncias originadas em todo o estado”.

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O levantamento aponta que os crimes mais denunciados pelo 181 são os relacionadas ao tráfico de drogas, com 667.008 ocorrências. Em seguida, aparecem jogos de azar, maus tratos a animais, crimes ambientais e posse de armas na liderança do ranking das denúncias em Minas.

“Ao longo de quase 16 anos, a partir das denúncias, 25 toneladas de drogas foram recolhidas, mais de 270 mil pessoas foram presas ou recapturadas, mais de 30 mil armas de fogos apreendidas, mais de R$ 255 mil em multas convertidas, e 2.329 inquéritos policiais foram abertos, o que comprova a eficiência do canal”, informou o governo de Minas em nota publicada na Agência Minas.

Como funciona o Disque Denúncia

O Disque Denúncia é um serviço gratuito, oferecido em todo o estado, por meio do número 181. Qualquer cidadão pode repassar informações e fazer denúncias de forma anônima e sigilosa. O denunciante recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento dado à sua denúncia.

“A chamada é direcionada para a central de atendimento, onde há pessoas treinadas e preparadas para lidar com todos os possíveis casos. Feita a denúncia, as informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que verificam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, e que também auxiliam na solução de cada caso”.

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FONTE: G1 Globo


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