Mortes de crianças foram causadas por infecção generalizada, indica Secretaria de Saúde de São João del Rei

18 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Nota técnica diz que óbitos tiveram diferentes agentes infecciosos. Equipe do Ministério da Saúde encerrou atuação no município na quinta-feira. Centro histórico de São João del Rei

Prefeitura de São João del Rei/Divulgação

A Secretaria de Saúde de São João Del Rei informou que foram encerradas as pesquisas que investigavam as mortes de três crianças no município, ocorridas entre setembro e outubro.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Segundo informações contidas no boletim, publicado nesta sexta-feira (17), os óbitos foram provocados por infecção generalizada, causada por diferentes agentes infecciosos.

“As conclusões são de que os pacientes que fatalmente evoluíram a óbito foram devido a uma infecção disseminada (Sepsemia), que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Com os resultados disponíveis não foi possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos, nem afirmar que todos os óbitos tenham sido causados pelo mesmo agente infeccioso das crianças”, diz a nota técnica.

No dia 24 de outubro, a Prefeitura confirmou que uma criança, hospitalizada por 16 dias, teve diagnóstico confirmado de contaminação pela bactéria Streptococcus sp. alfa-hemolítico.

Amostras foram coletadas e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O g1 fez contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), responsável pela divulgação dos resultados, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.

📲 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

Ministério da Saúde deixa município

Ainda conforme a pasta, a equipe do Ministério da Saúde, que estava no município desde o dia 28 de outubro, encerrou a pesquisa de campo na quinta-feira (16).

A Secretaria de Saúde informou os trabalhos de agentes municipais continuam, seguindo a atualização de protocolos e orientações aos profissionais de saúde, com auxílio remoto do Ministério da Saúde.

Orientações

Conforme a atualização técnica, as orientações à população permanecem as mesmas, como atenção com as medidas de higiene.

higienização das mãos;

uso do álcool 70%;

não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.);

manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.

Em caso de sintomas, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Caso necessários, serão realizados testes rápidos, realizados preferencialmente para crianças que apresentam sintomas como faringite, amigdalite, infecções de pele, febre e vômito.

RELEMBRE O CASO:

São João del Rei confirma caso de contaminação por bactéria em criança internada por duas semanas; óbitos são investigados

Três mortes de crianças são investigadas pela Secretaria de Saúde de São João del Rei; outras quatro estão internadas

Tia de criança que morreu com sintomas de doença bacteriana em São João del Rei cita 'vazio' e questiona falta de diagnóstico

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO