Motociclistas são alvo de campanha pela Semana Nacional de Trânsito

18 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Uma campanha de conscientização no trânsito está sendo realizada nesta segunda-feira (18/9), na Avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

Com o lema ‘Sobre Duas Rodas, Tenha Cuidado em Dobro’ a BHTrans faz blitzes educativas para abordar os motociclistas que transitam pela capital sobre a importância dos cuidados para salvar vidas no trânsito. 

 

A realização é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e da BHTrans, e tem relação com a Semana Nacional de Trânsito. As ações acontecem entre os dias 18 e 25 de setembro.  

Motociclistas repercutem campanha 

Milton Johnny, de 41 anos, vai com sua moto para o trabalho todos os dias. Ele é motoqueiro desde 2019, e destacou a importância da campanha. “A gente, enquanto motociclista, muitas vezes se perdermos na pressa, por querer aproveitar a agilidade da moto, e acaba esquecendo dos riscos que envolve essa velocidade. Então toda campanha de conscientização traz para a gente uma oportunidade de rever os perigos aos quais a gente está exposto", diz.

 

Milton dá um conselho para todos os motociclistas. “Atenção e se manter focado na pilotagem, porque antes de comprar a moto, conversei com muitos amigos motociclistas, e todos eles relataram uma coisa em comum, ninguém sofreu acidente quando estava 100% atento ao trânsito”, completa. 

 

Roberto Alves da Silva anda há 35 anos de moto e diz que todo ano sempre que possível para na campanha. “Quem tira carteira naquela pista não aprende nada, depois sai na rua andando de qualquer jeito é complicado. E a campanha ajuda um pouco, apesar de que, acaba entrando em um ouvido e saindo no outro”, fala. 

 

O motociclista acredita que se alguém tivesse lhe orientado antes poderia ter evitado alguns acidentes em sua vida. Com sua longa experiência, a maior dica de Roberto para os motociclistas é priorizar os equipamentos de segurança.

 

“Hoje em dia só ando com bota, de calça mais grossa possível, jaqueta, capacete fechado e viseira. Você vê o pessoal andando de chinelo, bermuda, camiseta, com a viseira levantada, não há instrução nenhuma”, termina. 

 

 

 

Leandro Aguiar reitera. “Uma campanha muito boa da BHTrans, porque a gente motoqueiro acaba esquecendo muitas vezes dos perigos das ruas e eu mesmo esqueci da antena”, brinca. 

 

Coordenadora da BHTrans

 

Jussara Bellavinha, coordenadora de segurança no trânsito da BHTrans, ressalta a importância da ação. “Os motociclistas são as principais vítimas no trânsito de Belo Horizonte, 74% dos acidentes com vítimas no ano passado envolveram motos, 90% homens e a faixa prioritária entre 18 e 29 anos”, diz Jussara, afirmando que o número de acidentes aumenta a cada ano na capital.  

 

A coordenadora diz que quem anda sobre uma moto tem que ser prudente, porque quando acontece o acidente muitas vezes termina em morte ou motociclista fica gravemente ferido, com sequelas físicas e com tratamentos longos.

 

“Dos acidentes com vítimas, graves e fatais, o principal fator contributivo foi exatamente o desrespeito às regras de circulação: não param no pare, furam sinal, é um desrespeito generalizado. Se não tiver uma atitude de prudência o perigo é exponencial”, termina.

 

Flagrantes 

 

A reportagem do Estado de Minas flagrou algumas cenas próximo ao trânsito da capital próximo a campanha da BHTrans. Na faixa de pedestre da Praça Sete é possível ver um senhor de idade correndo para atravessar ao ser pressionado pelas motos.

 

Em outra, todos os motociclistas estão com a viseira aberta, não seguindo a recomendação da campanha. Um homem chega a parar em um ponto de táxi. 

 

Entretanto, não só os motociclistas desrespeitam as leis de trânsito, mas cenas de carros fechando a via e de veículos ficando em cima da faixa de pedestre são comuns, atrapalhando os mesmos a atravessar. 

 

Não é brincadeira

Não é brincadeira, a campanha é importante. Na madrugada desta segunda-feira (18/9), um homem, de 27 anos, morreu e uma mulher, de 20, ficou ferida em um acidente com moto, no bairro Boa Vista, na Região Leste de Belo Horizonte.

 

Segundo informações da Polícia Militar,  o motociclista perdeu o controle da direção e bateu no meio-fio. Ele morreu ainda no local do acidente. A suspeita é de que ele estava em alta velocidade.

Acidentes com Motociclistas

Nos últimos dez anos, a frota de motocicletas cresceu 25% na capital. Eram cerca de 195 mil em 2013 e, em 2023, dados do Ministério dos Transportes mostram que a frota de motocicletas chegou a 275.460. Um crescimento de 41% em relação há dez anos.

 

Dados da BHTrans apontam que 12.148 acidentes com vítimas em Belo Horizonte e os motociclistas aparecem como principais envolvidos. Foram 8.938 acidentes com motocicletas, um crescimento de 12,5% em relação a 2021.  Das 131 vítimas fatais registradas em 2022, 49 são motociclistas. As motocicletas também são responsáveis por 39% dos atropelamentos na cidade.

Cronograma de ações - Semana nacional do trânsito 

18/9 - Segunda-Feira

Lançamento da campanha de conscientização com motociclistas - Sobre Duas Rodas, Tenha Cuidado em Dobro. 

 

As blitzes educativas ações serão realizadas na Avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, na segunda-feira (18), das 7h30 às 9h, e das 11h30 às 13h.

 

19/9 - Terça-Feira

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma palestra virtual com membros das CRTTs de todas as regionais da cidade com o tema - Segurança no Trânsito: o Desafio de Salvar Vidas em Belo Horizonte. O objetivo é discutir a importância da adoção de medidas de segurança na cidade para salvar vidas. 

 

20 e 21/9 - Quarta e Quinta-Feira

Os avatares do jogo Transitando Legal participam das ações educativas para crianças em Emeis e no Circo Transitando Legal. Já os pedestres serão o foco de campanhas na Praça Sete e na Região Hospitalar.

 

22/9 - Sexta-Feira

No Dia Mundial Sem Carro, a cidade vai ganhar uma novidade que vai convidar a todos, ao menos por algum tempo, a não utilizar os carros.

Campanha da Polícia Militar 

Para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, a Polícia Militar (PM) também está com ações em Belo Horizonte. Na manhã desta segunda-feira, na Praça do Papa, região Centro-Sul da metrópole, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Policiamento Rodoviário (CPRv) lançaram uma operação especial que vai até o dia 25. 


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO