Mussum, o podcastis: artista criou banjo brasileiro a partir de um cavaquinho; vida de sambista começou com turnê desastrosa

09 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ao lado do cantor e compositor Almir Guineto, Mussum adaptou instrumento, influenciado por show de Mungo Jerry, banda de rock britânica. Aos 23 anos, Carlinhos do Reco-Reco não sabia se deveria largar a vida no Brasil para embarcar numa turnê no México, sua primeira grande oportunidade como músico. Apesar da incerteza, topou o convite e, ao contrário de suas expectativas, teve uma turnê desastrosa.

Depois de explorar terras mexicanas, Mussum faria outros shows internacionais, com os Originais do Samba, grupo que integrou por 14 anos. Numa dessas turnês, o artista assistiu a um show da banda de rock britânica Mungo Jerry e ficou fascinado pelo chamado banjo americano, instrumento que, tempos depois, ele e o cantor Almir Guineto, adaptariam.

Fazendo uma engenhoca, os músicos criaram o banjo brasileiro, que, mais tarde, ficaria bem famoso no pagode dos anos 1980 e 1990.

“Mussum, o podcastis” é uma série do g1 e da Globo Filmes que, em cinco episódios, aprofunda detalhes da vida e da carreira de Mussum, retratado na cinebiografia “Mussum, o filmis”.

'Mussum, o podcastis' estreia nesta quinta-feira

Mussum, o multiartista

Mussum é um artista que, como raríssimos outros, estabeleceu uma marca inigualável no imaginário e na cultura do Brasil.

Da carreira de músico com os Originais do Samba ao sucesso estrondoso em “Os Trapalhões”, Antônio Carlos Bernardes Gomes foi uma estrela múltipla. Brilhou na TV, cinema, teatro, passarelas de carnaval, estúdios de música e palcos Brasil afora e adentro.

Mas você sabe como tudo começou? Como um jovem negro e pobre da periferia do Rio de Janeiro se tornou Mussum, um ídolo de várias gerações? Quais foram as intrigas e os problemas que ele enfrentou? Que legado ele deixou?

Essas são algumas das perguntas que "Mussum, o podcastis" responde.

Capa do podcast 'Mussum, o podcastis'

Acervo Globo


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO