Nova espécie de sapo é descoberta na Serra do Espinhaço, em Minas

01 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Uma nova espécie de sapo foi encontrada no topo de uma montanha na Serra do Espinhaço, no Parque Estadual da Serra Negra. O animal é pequeno, de coloração marrom-claro e as pontas dos dedos laranjas. O anfíbio foi batizado de Crossodactylodes serranegra: o primeiro nome corresponde ao gênero e o segundo à espécie.
A área de reserva em que o animal foi descoberto fica em Itamarandiba, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais.
O trecho da floresta em que o sapo foi encontrado tem características favoráveis à existência desse gênero de anfíbios, com árvores baixas, arbustos, musgos, líquens, muitas bromélias e altitude acima de mil metros. A última descoberta de uma espécie do gênero Crossodactylodes foi em 2013.
A equipe de pesquisadores responsáveis pela descoberta tem profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Instituto de Biociências da Unesp Rio Claro (IB/Unesp), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Kent e do Instituto Biotrópicos, e a pesquisa começou em 2017.
Nos últimos anos, o número de espécies de anfíbios cresceu no Brasil: entre 2019 e 2021 foram adicionados 50 achados à Lista de Anfíbios do Brasil, da Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH). De acordo com um dos pesquisadores que assinam o artigo que revelou a nova espécie, “o Brasil já é o país com o maior número de espécies de anfíbios conhecidas”.
É possível encontrar exemplares do gênero Crossodactylodes em montanhas da Mata Atlântica e no ecossistema chamado Campo Rupestre, que se estendem do sul da Bahia até o Rio de Janeiro.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO