Obras de revitalização do Cine Rio Branco estão programadas para começar em julho em Varginha, MG

23 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Obras vão ser realizadas após autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). As obras de revitalização do Cine Rio Branco, em Varginha (MG), estão programadas para começar no mês de julho. As obras vão ser realizadas após autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Segundo a prefeitura, esta primeira etapa vai contemplar a troca das telhas de cobertura, que hoje são de fibrocimento com amianto e estão severamente danificadas.

Prédio do Cine Rio Branco, em Varginha (MG)

Reprodução/EPTV

Nesse processo, serão removidas as telhas existentes, revitalizada a estrutura de madeira e instaladas novas telhas metálicas termoacústicas e venezianas em PVC.

Para execução do projeto foi realizado o mapeamento de toda a área externa da edificação através de levantamento aerofotogramétrico, técnica moderna e precisa, feita através de drones que capturam uma rede de pontos em nuvem.

O novo talhamento, além de sanar os problemas de infiltração e permeabilidade, oferecerá melhor conforto térmico e acústico dentro da edificação. E também tornará possível a execução das etapas seguintes, que serão da revitalização interna da edificação.

Obras do Cine Rio Branco vão começar pelo telhado em Varginha

Prefeitura de Varginha

Fechado há mais de 20 anos

Fechado desde 1998, quando o cinema deixou de funcionar, o edifício foi tombado pelo Conselho Curador do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em 1999.

A construção do imóvel se deu entre 1954 e 1956. O cinema tinha mais de 1,4 mil lugares, tela de projeção de 9 metros x 18 metros de comprimento.

A última vez que o espaço foi aberto à população foi em 2017, na "Virada Varginha", um festival realizado na cidade que teve entre suas atividades um mutirão de limpeza dentro do prédio.

Os donos do prédio chegaram a apresentar um projeto de reforma, que não foi para frente.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO