Odeon Hub encerra atividades em menos de um ano de funcionamento

06 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Mais um espaço cultural que fomenta a indústria criativa em Belo Horizonte fecha as portas. Na própria conta do Instagram, os comandantes do Odeon Hub comunicam o encerramento das atividades do espaço, inaugurado em julho de 2022 com a proposta de ser um centro integrado do setor. O local era um equipamento cultural que previa uma extensa programação de shows, festas, artes visuais, espetáculos de dança e teatro, feiras, cinema, exposições, gastronomia, fotografia, entre outras. A decisão surpreendeu a maioria dos seguidores. 

O post começa assim: "Nos últimos meses, o Odeon tem enfrentado muitos obstáculos e desafios no processo de liberação de documentação para seu funcionamento. Sempre oferecendo um espaço com segurança, conforto e experiência, cumprimos as nossas responsabilidade e trabalhamos com prestadores de serviço e uma equipe interna de confiança e qualidade"

Mas continua com o problema que pode ter culminado no encerramento das atividades: "Mesmo com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) definitivo do espaço, fomos surpreendido com uma nova exigência documental por parte da PBH, que alteraria o nosso enquadramento legal".

 

Leia também: Ameaça de massacre em escola estadual de Betim mobiliza governo de Minas.

 

E, por isso, diante da necessidade de "enfrentar um processo longo e de alto custo com a casa fechada, até que pudéssemos reabrir (...) tomamos a difícil decisão de fechar a casa. A burocracia e o sistema venceram mais uma vez".

Assinam o comunicado Gustavo Caetano, Renata, Pedro e Tomás. Eles estavam por trás do projeto e são conhecidos agitadores culturais da capital.

Pedro Carias é criador e produtor de movimentos como Museu de Rua, a festa Sinestésica e Quente Pelano; Gustavo Caetano é fundador do bloco Unidos do Samba Queixinho; Renata Quintão é jornalista, empresária e produtora audiovisual e Tomás Dias tem trajetória profissional de produção em eventos, como o Festival Natura Musical, Claro Minas Instrumental, entre outros. 

 

Localizado no Antigo Cine Odeon, o prédio foi construído em 1947, sendo um dos mais tradicionais endereços da cultura belo-horizontina. O Oden Hub nasceu com a missão de ser um lugar integrado, servindo como ambiente de troca, fomento e desenvolvimento de ideias e projetos.

Com projeto do arquiteto Enio Borges, inspirado no estilo Art Déco do prédio, o Odeon Hub foi inaugurado com quatro ambientes: o salão principal e três mezaninos. O espaço tem mais de 700 metros quadrados de área coberta e capacidade de receber um público de 1.400 pessoas. 


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO