Paraguaios encontrados em condições análogas à escravidão em fábrica clandestina de cigarros retornam ao país de origem

20 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Estrangeiros foram resgatados em Cláudio, no Centro-Oeste de Minas. Três brasileiros foram presos. Fábrica de cigarros é localizada em Cláudio

Thiago Carvalho/TV Integração

Os 15 paraguaios encontrados em condições análogas à escravidão em uma fábrica clandestina de cigarros, em Cláudio, retornarão para o país de origem nesta sexta-feira (19). A informação foi confirmada ao g1 pelo Ministério do Trabalho (MT).

O MT providenciou o transporte para levar os estrangeiros até o aeroporto e está custeando a passagem de retorno dos trabalhadores para o Paraguai. Ainda segundo o órgão, foram emitidos guias de seguro desemprego para todos os trabalhadores.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

De acordo com a Polícia Militar (PM), os paraguaios eram mantidos em cativeiro e em condições análogas à escravidão. Eles não podiam fazer contato telefônico e nem se comunicar com outras pessoas fora da fábrica.

Os paraguaios disseram que foram trazidos para o Brasil de olhos vendados e não sabiam que estão no interior de Minas Gerais.

Eles vieram a partir de um anúncio na internet prometendo um trabalho no Brasil para área de logística com salário de R$ 2.500, segundo o MT.

Ainda segundo o órgão, eles foram para Divinópolis e depois o contratante os levou para a fábrica em Cláudio, onde os manteve em cárcere privado. Os trabalhadores foram resgatados na tarde de terça-feira (16).

Presos

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Daniel Sousa, na fábrica clandestina também foram encontrados cinco brasileiros. Conforme o delegado, três estão presos e os outros dois foram ouvidos e liberados. Os paraguaios não foram presos em razão da condição análoga à escravidão em que estava sendo submetidos.

Após denúncia anônima, PM descobre fábrica clandestina de cigarros em Cláudio

LEIA TAMBÉM:

ACIDENTE: Motorista morre após bater de frente com caminhão na MG-429, em Lagoa da Prata

DROGA ESCONDIDA EM MALA: Passageiro de ônibus é preso na BR-381, em Oliveira

GASOLINA OU ÁLCOOL: qual compensa mais? Confira na calculadora do g1

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO