PBH publica edital para elaborar projeto de demolição no Edifício Sulacap
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI) publicou edital para contratar empresa responsável por elaborar o projeto de demolição dos imóveis anexos do Edifício Novo Sul América, popularmente conhecido como Edifício Sulacap, localizados na Avenida Afonso Pena, 961, no Centro de BH. No local será construída uma praça.
Segundo o documento, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na sexta-feira (4/8), o valor estimado da contratação é de R$ 114.020,31.
O edital e seus anexos estão disponíveis para acesso dos interessados no site da PBH, no link licitações e editais e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
O recebimento das propostas será exclusivamente por meio eletrônico e pode ser feito até
às 08h59 de 16 de agosto de 2023. Os lances podem ser dados das 9h às 15h de 16 de agosto.
‘Centro de Todo Mundo’
A desapropriação dos imóveis foi anunciada pela PBH em março e faz parte do programa ‘Centro de Todo Mundo’. A medida tem como objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural, e a restituição da Praça da Independência, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e dos Tamoios.
Segundo a PBH, o programa pretende revitalizar a Região Central da capital, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer, além de melhorar as opções de mobilidade, cultura, desenvolvimento e segurança em Belo Horizonte.
Revitalização
Marcados pela arquitetura da primeira metade do século XX, os edifícios Sulacap e Sulamérica - localizados no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua dos Tamóios - abrigavam a Praça da Independência no vão entre os prédios, que dava visão para o Viaduto Santa Tereza.
Com a construção do anexo, em 1970, com autorização da Câmara Municipal de BH, a fachada das duas edificações e a praça ficaram completamente desfiguradas. As torres do Sulacap e do Sulamérica, cada uma com 15 andares, foram erguidas em substituição ao Edifício Sudameris, que abrigava a sede dos Correios, transferida para o prédio ao lado da PBH. O projeto é de autoria do arquiteto italiano Roberto Capello.
FONTE: Estado de Minas