Petróleo cai em mercado que teme redução da demanda

02 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta segunda-feira (2) em meio a um novo aumento nas taxas dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, que levanta temores de uma desaceleração da economia e uma redução na demanda por petróleo.

O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro caiu 1,61%, a 90,71 dólares, em Londres, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) para novembro perdeu 2,16%, a 88,82 dólares, em Nova York.

"O salto inicial no preço do petróleo (no início do dia) diminuiu à medida que as taxas dos títulos disparavam", observou Edward Moya, da Oanda, em uma nota de análise.

Para Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, "o fato de o governo dos Estados Unidos ter evitado o 'shutdown' (suspensão de serviços públicos pela falta de acordo sobre o orçamento) e, assim, mantido elevados níveis de gastos públicos resultou em taxas de juros em alta".

Gastos públicos sustentados alimentam a demanda e podem impulsionar a inflação, o que poderia levar o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) a manter elevadas suas taxas de referência ou aumentá-las ainda mais.

O Congresso conseguiu votar, no último minuto, no sábado, uma medida que adia para 17 de novembro a data limite para chegar a um acordo sobre o orçamento federal.

Nesta segunda-feira, o rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos atingiu 4,70%, seu nível mais alto em quase 16 anos.

Essa situação dispara as taxas de juros dos créditos hipotecários, os custos dos empréstimos para empresas, o que coloca pressão sobre o consumo e a demanda por petróleo, explicou Lipow, que acredita que a marca de 100 dólares por barril de Brent parece se afastar.

O mercado não espera novidades da reunião ministerial da Opep+ na quarta-feira.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO