Pianista Amaro Freitas mergulha em águas amazônicas no quarto álbum, ‘Y’Y’

18 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Programado para 1º de março, o disco traz músicas em tributo às cirandeiras do Recife, ao percussionista Naná Vasconcelos e à mãe do artista. ♪ Quarto álbum do pianista e compositor Amaro Freitas, Y'Y tem lançamento programado para 1º de março de 2024 em CD, LP (com vinil disponível nas cores preto ou vermelho) e edição digital.

No disco Y'Y, concebido pelo artista pernambucano como homenagem à Floresta Amazônica e aos rios que atravessam o norte do Brasil, Amaro apresenta nove temas autorais gravados entre o estúdio Carranca, no Recife (PE) e o Maxine Studio em Milão, Itália, com registros adicionais feitos nos Estados Unidos.

Entre tributos à mãe Rosilda e ao percussionista conterrâneo Naná Vasconcelos (1944 – 2016), celebrados nas faixas Gloriosa e Viva Naná, o pianista emerge de águas pernambucanas em Mar de cirandeiras e adentra matas e rios amazônicos nas músicas Mapinguari (Encantado da mata) e Uiara (Encantada da água) – Vida e cura.

Amaro Freitas saúda Naná Vasconcelos (1944 – 2016) em música do álbum 'Y'Y'

Julye Jacomel / Divulgação

Dança dos martelos, Encantados e Sonho ancestral são outras músicas do álbum Y'Y, cujo título significa água no dialeto do povo indígena Sateré Mawé. A propósito, a música-título Y'Y foi gravada por Amaro Freitas com o toque da flauta do músico britânico de jazz Shabaka Hutchings.

Outros convidados de Amaro no álbum Y'Y são o guitarrista norte-americano de jazz Jeff Parker – ouvido na já mencionada composição Mar de cirandeiras – e o também norte-americano Brandee Younger, presente em Gloriosa.

A produção musical do álbum Y'Y foi orquestrada pelo próprio Amaro Freitas com Laercio Costa e Vinicius Aquino.

Mixado pelo mesmo Vinicius Aquino e masterizado por Kevin Reeves, Y'Y sucede os álbuns Sangue negro (2016), Rasif (2018) e Sankofa (2021) na irretocável discografia de Amaro Freitas.

Capa do álbum 'Y'Y', de Amaro Freitas

Julye Jacomel / Divulgação


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO