Poços de Caldas tem cerca de 500 pessoas na fila de espera para o exame da CNH

13 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Vagas disponibilizadas para alunos de autoescolas fazerem o exame prático não tem sido suficientes na cidade. Poços de Caldas tem cerca de 500 pessoas na fila de espera para o exame da CNH

As vagas disponibilizadas para alunos de autoescolas fazerem o exame prático não tem sido suficientes em Poços de Caldas (MG). São cerca de 500 alunos esperando na fila para agendar a prova e, para muitos, a data limite é 31 de dezembro.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O período para que o motorista consiga a habilitação é de 1 ano. Mas no início da pandemia, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais suspendeu o prazo.

Agora, o Detran determinou que o limite para a CNH volte a ser de 1 ano. Assim, a prorrogação feita na pandemia expira no fim deste mês. Ou seja, quem não conseguir a aprovação, vai perder tudo que já foi feito.

Poços de Caldas tem cerca de 500 pessoas na fila de espera para o exame da CNH

Reprodução EPTV

"Devido à pandemia foi suspendendo e agora encerra dia 30, mas o normal é 1 ano. E aí vale salientar que essas pessoas que têm 1 ano também estão prejudicadas, porque vão se acumulando, estão se abrindo poucas vagas semanalmente e isso vai se acumulando e eles estão perdendo o processo, a oportunidade de saírem aprovados. Fora o dinheiro que eles gastam com a aula, estão preparados e ficam um tempo esperando e o processo de aprendizado tem que ter uma sequência", disse a dona de autoescola, Valeska dos Reis Figueiredo.

Em Poços de Caldas, existem sete autoescolas. De acordo com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores da cidade, quase 500 candidatos estão aguardando para fazer a prova prática e não conseguem agendá-la.

Segundo as autoescolas, são realizados, em média, entre 80 e 100 exames por semana. Para a categoria, esses números não são suficientes para atender toda a cidade e tem gerado grandes listas de espera.

"A demanda semanal que tem que ser aumentada porque como a gente fala, o ensino é contínuo, como qualquer outro escola, então não adianta a gente represar os alunos e tentar marcar todos ao mesmo tempo, uma vez só. A gente precisa de uma demanda, uma oferta contínua, semanal, um número maior oferecido", completou a dona de autoescola, Roberta Vilela.

Poços de Caldas tem cerca de 500 pessoas na fila de espera para o exame da CNH

Reprodução EPTV

No mês passado foi feito um mutirão em Poços de Caldas e neste sábado (16) será feito um outro com cerca de 240 vagas.

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, que é responsável pelo Detran, disse que a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito está acompanhando a situação em todo o estado e que tem tomado medidas para dar oportunidade de realização do exame a todos os candidatos, dentro dos limites normativos e operacionais.

A secretaria reforça que em dezembro já foram disponibilizadas 200 vagas e outras 210 ainda serão abertas.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO