Polícia resgata 80 pássaros silvestres dentro de casa em Montes Claros e homem é multado em mais de 135 mil suspeito de crime ambiental

21 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

No criatório de aves silvestres, foram apreendidas 75 gaiolas e 11 armadilhas. Polícia apreendeu 77 gaiolas e 11 armadilhas

Polícia Militar Ambiental

A Polícia Militar Ambiental resgatou 80 pássaros que estavam em uma casa, localizada no bairro Ibituruna, em Montes Claros. No criatório de aves silvestres, foram apreendidas 75 gaiolas e 11 armadilhas.

Conforme o sargento da Polícia Militar Ambiental, Wedson Rodrigues da Rocha, os animais foram encontrados presos em gaiolas. Eles são das espécies Tico-Tico, Azulão, Trinca-ferro, Encontro, Coleirinho, Galo de campina, Baiano, Sporopila, Bico de veludo, Fim-fim e Saira amarela. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), sendo necessário três veículos para fazer o transporte devido à grande quantidade.

“A casa foi encontrada após recebermos denúncia anônima relatando que eram mantidos em cativeiro uma grande quantidade de pássaros. No local, conseguimos fazer a abordagem, o proprietário afirmou que tinha os pássaros, e que a finalidade não era para comércio, mas porque gostava de criar”, disse o sargento.

Animais foram resgatados em gaiolas

Polícia Militar Ambiental

Ainda de acordo com o militar, os pássaros eram mantidos com pouca comida e a água não estava em condições adequadas. “A água estava imprópria para consumo, as gaiolas todas sujas, e localizamos dois pássaros mortos porque estavam no sol. Isso por si só já configura maus tratos”.

Os animais serão avaliados e vão passar por tratamento. Quando recuperados, serão devolvidos à natureza.

O suspeito não quis falar com a reportagem. Além de multa de 135.845,193, ele deve responder pelos crimes de cativeiro ilegal e maus tratos com agravante dos óbitos.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO