Procon-SP notifica 123 Milhas após suspensão de pacotes de viagem e emissão de passagens promocionais

21 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Órgão pediu esclarecimentos sobre as medidas anunciadas pela empresa na sexta-feira (18). Aeroporto de Congonhas

Reprodução/TV Globo

O órgão de defesa do consumidor de São Paulo, Procon-SP, notificou nesta segunda-feira (21) a agência de viagens 123 Milhas para que essa preste esclarecimentos sobre a suspensão de pacotes e da emissão de passagens promocionais, anunciada na sexta (18).

A medida afeta viagens já contratadas da linha "Promo", de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

123 milhas: consumidor tem direito a ter o seu dinheiro de volta; veja o que alegar

Perguntas e respostas: suspensão da linha 'Promo'

Prejuízo: 'Minha mãe é diarista e pagou a passagem com seu dinheiro suado', conta psicoterapeuta prejudicado pela 123 milhas

O disse que Procon questionou a empresa sobre os motivos da decisão, o modo como ela se preparou para a situação, a forma como os clientes afetados estão sendo informados e as medidas de compensação que serão adotadas.

🔔Quer receber notícias sobre São Paulo? Clique aqui e participe da nossa comunidade no WhatsApp

"A empresa não pode alterar suas regras comerciais de forma unilateral sem oferecer opções ao menos razoáveis aos seus consumidores, ou mesmo alternativas que tenham equivalência com a oferta inicial. Por este motivo, as medidas anunciadas podem não estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor", afirma o diretor de atendimento e orientação do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe.

O g1 questionou quantas reclamações foram recebidas pelo Procon desde sexta, mas não obteve resposta.

'123 Milhas terá que criar um canal de pronta resposta', ressalta Secretário Nacional do Consumidor

Segundo o comunicado publicado no site da 123 Milhas, a medida foi tomada "devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas".

A empresa informou que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes por meio de "vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado".

De acordo com a agência de viagens, tais vouchers poderão ser usados em produtos da 123 Milhas. Contudo, não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.

Orientações do Procon-SP

O órgão recomenda que os consumidores afetados entrem em contato diretamente com a 123 Milhas e peçam um esclarecimento sobre seu caso. É importante que toda a comunicação com a empresa seja registrada.

Caso isso não seja suficiente, o cliente pode registrar suas reclamações junto ao Procon de sua cidade ou estado.

Também é recomendado que operações financeiras, como parcelas no cartão de crédito, não sejam interrompidas diante desta situação. Uma vez que, se houve necessidade de judicialização do caso, o consumidor poderá demonstrar sua boa-fé, já que seguiu cumprindo sua parte no contrato.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO