Programa Poços Mais Segura integra forças de proteção da cidade

03 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Guarda Municipal e polícias Militar e Civil compartilham banco de dados e imagens para trabalho integrado de segurança Instalações de câmeras na cidade permite que agentes da Guarda Municipal e policiais militares monitorem em tempo real as movimentações

Crédito: Divulgação

Os resultados do programa Poços Mais Segura já podem ser sentidos nas ruas da cidade. A Prefeitura tem trabalhado para integrar as ações de agentes de segurança da Guarda Municipal e polícias Civil e Militar.

Além dos investimentos em equipamentos de ponta para a GM, a Secretaria Municipal de Defesa Social também tem gerado e organizado um sistema de monitoramento da cidade em tempo real. Com ajuda de um programa de inteligência artificial, as informações das imagens captadas por câmeras e radares são cruzadas com os alertas de um banco de dados compartilhado com agentes públicos de segurança de diversos estados.

“O sistema de ‘Cerco Eletrônico’ detecta automaticamente as placas dos veículos que tenham queixa registrada contra seus proprietários e emite um alerta”, afirma o secretário da pasta, Rafael Demutran.

O cerco é formado por aproximadamente 80 equipamentos, distribuídos em 30 pontos da cidade.

O plano de segurança integrado entrou em prática no final de 2018.

“Na central de monitoramento, agentes da Guarda Civil Municipal e um policial militar ficam de olho em tudo”, destaca o secretário.

A tecnologia de policiamento digital permite aos agentes da cidade monitorarem as imagens da cidade via celular, agilizando os trabalhos de rastreamento e captura de criminosos flagrados.

Integração e ampliação

Está em curso um aumento significativo do número de câmeras da cidade, que devem chegar a 400 no futuro. Para lidar com essa qualidade e quantidade de dados, a Secretaria Municipal de Defesa Social estuda, em conjunto com o Estado, por meio das corporações da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a implementação de uma sede de inteligência, o Centro Integrado de Segurança Pública.

Em um único espaço, essas forças de segurança poderão agilizar o atendimento à população e coordenar ações integradas contra o crime ou para resgates.

A proposta também inclui a expansão do cerco eletrônico e deve ser feita em duas etapas. A primeira delas é assumir o monitoramento existente, que hoje pertencente à concessionária do estacionamento rotativo da cidade.

“Essa empresa vai ceder de forma total ao município a propriedade desses dispositivos que já são utilizados pela Guarda Civil Municipal. Faremos então mais um investimento de cerca de R$ 30 mil para atualizar a tecnologia”, diz Demutran.

A segunda, por sua vez, implantará um monitoramento independente do atual. Nessa fase, serão instaladas, de modo gradual, as novas câmeras do sistema.

Base de Dados em Crescimento

A Prefeitura de Poços de Caldas já contratou um novo software para ampliar a base de dados dos agentes de segurança. Chamado de “Centre”, o dispositivo já é utilizado em várias cidades de São Paulo e vai integrar os sistemas, conectando informações de cerca de 80 municípios assinantes. O modelo cruza informações e compartilha a ocorrência de veículos com problemas com todos.

“Tudo isso faz parte do Poços Mais Segura, programa que vem ao longo dos anos ganhando força, investimento e integração entre as forças de segurança”, reforça o secretário.

Serviço

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Site: pocosdecaldas.mg.gov.br

Instagram: @prefeituradepocos

Facebook: @prefeituradepocosdecaldas

Youtube: @PrefeituradePocosdeCaldasMG


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO