Publicada portaria que regulamenta os procedimentos para aplicação de multas no transporte público em Divinópolis

18 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ação cria padronização, critérios de fiscalização, procedimentos e prazo para regularizar ou reparar irregularidades encontradas no transporte coletivo durante a fiscalização e procedimentos para lavratura das notificações. Secretário explica portaria que regulamenta multas para transporte público de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis publicou, no último dia 14, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, a portaria que regulamenta os procedimentos para a aplicação de multas no transporte coletivo.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A portaria cria padronização, critérios de fiscalização, procedimentos e prazo para regularizar ou reparar irregularidades encontradas no transporte coletivo de passageiros durante a fiscalização.

Os procedimentos para lavratura das notificações preliminar (NP) e notificações de autuação e penalidade (NAP) também constam na portaria. Todas as autuações serão direcionadas ao Consórcio Transoeste.

“Esta portaria foi criada em razão da nova lei que exigia a regulamentação dos procedimentos. Criamos a portaria, levou para reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis (Sinttrodiv) e para que a Administração fizesse os ajustes técnicos com a vivência dos motoristas”, explicou o secretário de Trânsito, Lucas Estevam.

Greve

No dia 28 de agosto, os motoristas do transporte coletivo de Divinópolis fizeram uma greve para chamar a atenção da Prefeitura por causa da aprovação de um projeto de lei, de autoria do Executivo, que aumentava o valor das multas em casos de irregularidades nos veículos - o que, segundo o Sinttrodiv, prejudicaria os motoristas, e não as empresas do Consórcio Transoeste.

A greve foi encerrada no mesmo dia após acordo com a Prefeitura, que informou que não iria sancionar a lei pelos próximos dez dias até que houvesse um acordo.

Em reuniões com representantes do Sinttrodiv ficou definido pela criação da portaria, publicada na última semana, que busca especificar o que será fiscalizado no transporte público, a responsabilidade sobre as multas e os prazos para ajuste e correção das irregularidades.

🔔 O g1 Centro-Oeste agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular

📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp e no Telegram as notícias do g1 Centro-Oeste

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO