Publicitária de Juiz de Fora concorre a prêmio em Cannes por peça sobre a equidade de gênero na gastronomia
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Júlia Calais foi redatora sênior e criativa da peça audiovisual do projeto Uncomfortable Food, finalista na categoria "Glass, The Lion for Change" do festival francês. Ao g1, ela detalhou a produção e contou sobre a carreira, iniciada em uma faculdade particular da cidade. Uncomfortable Food reuniu grandes nomes da culinária feminina do Brasil
Uncomfortable Food/Divulgação "Embora sejam as mulheres que lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil, elas são apenas 7% das líderes de cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país", afirma a juiz-forana Julia Calais, redatora sênior e criativa do audiovisual do projeto Uncomfortable Food - comida desconfortável, em tradução livre para o português. A peça concorre a uma das premiações do Cannes Lions 2023, um dos principais festivais de publicidade do mundo, realizado anualmente na cidade francesa. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram A produção publicitária foi baseada em uma pesquisa organizada pelo Instituto Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (IPSOS), que apontou o atual cenário da gastronomia nacional com recorte de gênero. A partir da inquietação com os dados coletados e apontados por Julia, surgiu a iniciativa Uncomfortable Food por uma empresa do ramo alimentício. A Soko, agência em que Júlia trabalha, foi a responsável por montar o material de divulgação. "Convidamos algumas grandes chefs para a criação do Uncomfortable Food, um menu que pretende dar luz aos desafios das mulheres dentro do mercado da gastronomia no país", diz Julia. Carreira Em 2014, a juiz-forana se formou em publicidade e propaganda em uma faculdade particular ainda em Juiz de Fora. Publicitária Julia Calais em Cannes, na França, neste domingo (18) Julia Calais/Arquivo Pessoal Desde então, coleciona experiências na área em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque. As primeiras experiências na área foram no Rio de Janeiro, onde fez estágios e começou a se organizar para mais tarde ir à Nova Ioque, para ingresso no Miami School - escola de criatividade e estratégia. A publicitária de 30 anos conta que voltou ao Brasil e, a partir de um texto que escreveu sobre goiabada e pão de queijo, acabou chamando atenção de uma agência e conseguindo o tão sonhado cargo de publicitária em São Paulo. Cannes Lions 2023 Cannes Lions na França em 2022 Cannes Lions/Divulgação A partir da campanha, a equipe da Soko foi indicada ao prêmio em Cannes, na categoria "Glass, The Lion for Change". A premiação do Glass Lion reconhece trabalhos que implícita ou explicitamente abordam questões de desigualdade ou preconceito de gênero, por meio da representação consciente de gênero na publicidade. Ao ser perguntada sobre a emoção de ver que a peça ganhou notoriedade e chegou ao festival, Júlia, que chegou na França no domingo (18), não escondeu a satisfação e a expectativa. "Foi emocionante. Sentimos que estamos no caminho certo. Estamos na torcida para irmos bem no Festival de Cannes e trazermos alguns "leões" para o Brasil. Mas, mais que isso, queremos que a nossa mensagem de valorização feminina siga sendo difundida", conta otimista. A 70ª edição do Cannes Lions 2023 tem início nesta segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23). Dentre os 57 trabalhos selecionados para a finalíssima, cinco são brasileiros, sendo a peça Uncomfortable Food a única nacional da categoria "Glass, The Lion for Change". Uncomfortable Food Um time de chefs-embaixadoras renomadas, que transforma a gastronomia brasileira através de uma culinária inspiradora e potente, criou os pratos do projeto e trouxeram histórias vividas na cozinha profissional e propondo uma transformação. O menu está disponível em diversos restaurantes do país. Foi a partir daí que surgiu a necessidade da peça publicitária. Com a participação das chefs de cozinha Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral, a publicidade pode ser conferida aqui. "Uncomfortable Food alimenta, literalmente, uma discussão importante. É mais que hora de termos equidade em todas as áreas, e na gastronomia não poderia ser diferente. O projeto clama pela valorização feminina, por oportunidades iguais e, principalmente, por respeito", conclui. LEIA TAMBÉM: LEVANTAMENTO: Mulheres 'dominam' cozinha em casa, mas pagam mais caro para empreender na gastronomia TRÁFICO DE PESSOAS: Brasileira é premiada nos EUA por lutar contra a exploração de trabalhadores INSPIRAÇÃO: Aos 51 anos, motorista de transporte por aplicativo inova e cria conteúdo com entrevistas feitas com passageiros 📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata 📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram 📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das VertentesFONTE: G1 Globo