Publicitários de Juiz de Fora conquistam 8 prêmios do Cannes Lions 2023 na França

27 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Júlia Calais e Maurício Dias integraram distintas agências brasileiras que concorreram no festival, considerado o principal de criatividade do mundo. Júlia Calais e Maurício Dias de Juiz de Fora

Arquivo pessoal

O Brasil sai com um saldo muito positivo do Cannes Lions 2023, na França. Foram 93 prêmios vencidos por iniciativas brasileiras no festival mais famoso de criatividade do mundo, entre eles, oito conquistados por agências que contam com os juiz-foranos Júlia Calais e Maurício Dias.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O Cannes Lions, ou Festival de Criatividade de Cannes, foi realizado na última semana e reuniu as principais agências do mundo para concorrerem aos "leões", os troféus entregues às melhores obras criativas inscritas no ano.

Cartão de Transparência: projeto brasileiro mais premiado

Equipe da AKQA São Paulo ao receber uma das premiações do Cannes Lions 2023

Maurício Dias/Arquivo pessoal

Maurício é diretor de criação dos projetos Transparency Card, ou Cartão de Transparência na tradução literal, e Becks 70+, ambos da agência AKQA São Paulo. Ele nasceu em Juiz de Fora e se formou em uma universidade privada da cidade, onde reside com a família.

O publicitário contou à reportagem que o primeiro projeto se destacou mais por ser a mais premiada iniciativa brasileira do festival. O Cartão da Transparência é uma tecnologia que transforma carteiras digitais dos celulares em uma ferramenta anticorrupção.

"Você adiciona na sua carteira digital o cartão do político que deseja monitorar e a partir disso passa a receber notificações a cada gasto que ele faz com dinheiro público", explicou.

Para ele, a ferramenta é útil para todos os brasileiros que quiserem sentir no próprio bolso como o dinheiro público é gasto. A plataforma utiliza o Portal da Transparência e outros dados abertos do governo para fazer com que os interessados vejam com mais facilidade essas informações.

É um reconhecimento importante na carreira, e que também serve para dar visibilidade ao projeto que criamos

e

Veja as premiações que Maurício Dias recebeu junto ao projeto:

Ouro na categoria Digital Craft;

Ouro na categoria Mobile;

Prata na categoria Digital Craft;

Prata na categoria Creative Data;

Prata na categoria Direct;

Bronze na categoria Innovation.

Uncomfortable Food

Uncomfortable Food reuniu grandes nomes da culinária feminina do Brasil

Uncomfortable Food/Divulgação

A produção publicitária foi baseada em uma pesquisa que apontou o atual cenário da gastronomia nacional com recorte de gênero. As mulheres lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil, elas são apenas 7% das líderes de cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país.

A partir dos dados coletados, surgiu a iniciativa Uncomfortable Food, onde Julia Calais foi redatora sênior e criativa pela agência Soko. Para a peça publicitária, foram convidadas grandes chefs para criar um menu que estivesse disponível em diversos restaurantes do país.

A premiação "Glass, The Lion for Change", ao qual o projeto foi indicado, reconhece trabalhos que implícita ou explicitamente abordam questões de desigualdade, ou preconceito de gênero, por meio da representação consciente de gênero na publicidade.

"Ficamos muito honrados, principalmente no Glass que é uma das categorias mais difíceis do mundo todo. Só de sermos finalistas já era uma honra enorme, mas a gente foi finalista e conseguimos o 'leão' para o Brasil".

Júlia é natural de Juiz de Fora, onde cursou o ensino superior em uma universidade privada. O g1 contou mais sobre a história dela:

CONFIRA: Publicitária de Juiz de Fora concorre a prêmio em Cannes por peça sobre a equidade de gênero na gastronomia

Veja as premiações que Júlia Calais recebeu junto ao projeto:

Bronze na categoria PR;

Glass na categoria Glass.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO