Quem são as misses trans e plus size que ficaram no top 20 no Miss Universo

23 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Concurso tinha representantes de 85 países. A vencedora foi Sheynnis Palacios, Missa da Nicarágua. Marina Machete, Miss Portugal; e Jane Garrett, Miss Nepal

Reuters/Jose Cabezas

Duas candidatas consideradas fora do padrão para o concurso ficaram no Top 20 do Miss Universo: a Miss Portugal, candidata trans; e a Miss Nelpal, plus size.

No total, mulheres de 85 países disputaram a coroa no evento que aconteceu no último sábado (18), em El Salvador. A vencedora foi Sheynnis Palacios, Miss da Nicarágua. E a candidata brasileira, Maria Eduarda Brechane, não ficou entre as 20 semifinalistas.

O concurso foi considerado histórico porque, pela primeira vez desde 1952, passou a aceitar não apenas mulheres trans, mas também mulheres grávidas, que tenham filho e que foram ou são casadas.

A seguir, conheça Marina Machete, representante de Portugal; e Jane Garrett, do Nepal, que ficaram no top 20.

Miss trans

A comissária de bordo e modelo Marina Machete foi coroada Miss Portugal em outubro. Natural da vila portuguesa de Palmela, em Setúbal, ela é a primeira mulher trans a ser coroada neste concurso em seu país.

"Acho que podem tirar disto quase que uma inspiração e ver que nada é impossível. Podemos alcançar os nossos objetivos, independentemente daquilo que passamos na vida e da história que carregamos", disse ela à imprensa de Portugal após o concurso.

Hoje com 28 anos, Marina disse que contou aos pais "que se sentia menina" aos 13 anos. "Foi difícil", disse ela, ressaltando que teve uma boa recepção dos pais e muito apoio e acompanhamento psicológico desde pequena. Ela também revelou que foi escolhida finalista do Miss Portugal sem contra que era trans.

Marina Machete, Miss Portugal, durante concurso do Miss Universo em 2023

REUTERS/Jose Cabezas

Marina não era a única Miss trans do concurso, que também tinha a modelo Rikkie Valerie Kollé, da Holanda, na disputa pela coroa.

Miss plus

Quebrando muitos estereótipos relacionados ao corpo, principalmente em uma competição como o Miss Universo, Jane Garrett, do Nepal, é a primeira competidora plus size.

"As 20 melhores, baby! Sou grata a todos os meus fãs e pessoas que me apoiaram. Dei o meu melhor e é isso que importa!", comemorou ela após o concurso.

"Tenho muito orgulho de representar a beleza em tamanho real em todo o mundo e quebrar os estereótipos dos concursos de beleza."

Jane tem 23 anos e é enfermeira e proprietária de uma empresa.

Jane Garrett, Miss Nepal, durante concurso do Miss Universo, em 2023

REUTERS/Jose Cabezas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO