Rede Cidadã é lugar de oportunidades

12 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Com a oferta de uma sólida formação técnica e socioemocional, a Rede já encaminhou mais de 113 mil jovens para mercado de trabalho O Programa de Socioaprendizagem tem se mostrado a melhor ponte ntre a escola e o trabalho para jovens de baixa renda

acervo Rede Cidadã

Qual nosso lugar no mundo? E qual a função devemos ter na sociedade? Dúvidas que nos seguem por toda a vida, mas durante a juventude estão mais presentes no cotidiano de futuros homens e mulheres. Com tanta coisa acontecendo ao seu redor, é normal que na transição de adolescente para adulto fiquemos um pouco perdidos sobre como reagir. E é em busca de auxiliar essas pessoas que a Rede Cidadã chega junto, como amiga e companheira de vida.

A Rede é uma ONG que atua diretamente na formação socioemocional visando projetos que dividem-se nas frentes de promoção da integração ao mundo do trabalho: empregabilidade e geração de renda e ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Outros desdobramentos da atuação da organização são a formação e o encaminhamento para o emprego de idosos, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com deficiência, transexuais, entre outros públicos de minorias.

Hoje a Rede me ajuda de uma forma extraordinária! Eles sempre são muito pacientes, por meio de cada movimento, de cada coisa que é passada para a gente, eles tentam dar o máximo. Isso me ajudou muito, até porque eu cheguei à Rede em uma fase muito difícil da minha vida e foi quando eu mais precisei ser acolhida. E hoje em dia a Rede é tudo para mim.

O marco do diferencial socioemocional da Rede é destacado pela aprendiz do curso de Administrativo, Carla Timóteo Alves, de 16 anos.

Os trabalhos realizados pela organização social passam por etapas fundamentais, hoje organizadas na metodologia da “Trilha de Desenvolvimento do Usuário e da Família”. O primeiro passo é a identificação e sensibilização, quando são levantados os possíveis jovens a serem impactados pelo trabalho da Rede Cidadã e onde será possível acessá-los. Em seguida é realizada a acolhida. Nessa etapa é realizada uma capacitação inicial e os aprendizes passam por um processo chamado PDI, o Plano de Desenvolvimento Individual, para melhor avaliação de suas potencialidades, gerando aproveitamento do sujeito como um todo. Em seguida essas habilidades são colocadas em prática, na ideia de desenvolvê-las e proporcionar resultados visíveis e aplicáveis à realidade do mercado de trabalho.

Quando os aprendizes já se encontram aptos a se apresentarem para possíveis vagas é feito o encaminhamento de seu perfil para um banco de talentos com a ideia de que sejam contratados e dêem continuidade à filosofia da Rede Cidadã também nos ambientes onde atuarão. Toda esta última etapa tem o acompanhamento de profissionais que se colocam à disposição para seguirem juntos aos jovens na ideia de formação continuada, trilhando o futuro lado a lado, monitorando e amparando com a finalidade do desenvolvimento individual pleno.

O aprendiz Helder Bastos Donato, 20 anos, aprendiz do curso de Comércio e Varejo, conheceu a Rede quando estava procurando meios de se inserir no mercado de trabalho. Quando encontrou a instituição, logo se viu com uma oportunidade:

A Rede me auxiliou desde o começo, fazendo a mediação e disponibilizando a plataforma de ensino, mesmo antes de eu começar as práticas, para que eu soubesse dos conteúdos sobre o comércio. E o que ocorreu é que eu pude evoluir profissionalmente, desenvolvendo maiores responsabilidades.

O QUE A REDE OFERECE

Os programas que constam no portfólio da Rede dividem-se nas frentes de promoção da integração ao mundo do trabalho: empregabilidade e geração de renda e ações de responsabilidade social e sustentabilidade.

Para quem se interessar pela proposta da Rede Cidadã, existem algumas possibilidades de ingresso como o Programa de Socioaprendizagem no qual os participantes são preparados para fazerem uma transição adequada do mundo escolar para o mundo do trabalho. São desenvolvidas competências socioemocionais e técnicas, facilitando assim, o seu protagonismo em sua vida e em seu trabalho.

Para aqueles que já ingressaram nos estudos acadêmicos, há o programa Estágio Rede Cidadã, uma experiência transformadora não só para a formação junto aos estudos, mas para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo do trabalho.

Visando dar oportunidades a todas e todos, o projeto Rede Inclusiva busca abrir espaço para atuação, capacitando e encaminhando pessoas com deficiência e reabilitadas ao mundo do trabalho. São desenvolvidas habilidades específicas, mas também um acompanhamento socioemocional para fortalecer laços interpessoais dos indivíduos. O trabalho é realizado em conjunto com instituições públicas e privadas, a fim de oferecer atendimento especializado a qualquer pessoa interessada, com extensão para suas famílias.

Outros desdobramentos da atuação da ONG são a formação e o encaminhamento para o emprego de idosos, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com deficiência, transexuais, entre outros públicos de minorias.

HISTÓRIA RECONHECIDA

Com sede em Minas Gerais, atualmente a Rede Cidadã reúne cerca de 4 mil instituições parceiras e iniciativas no Brasil – em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo - e no exterior - Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México. “Somos uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede e reunimos sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários para trazer soluções em geração de trabalho e renda”, explica Fernando ao lembrar que um dos grandes diferenciais da Rede é o trabalho baseado na articulação de diversos setores da sociedade.

“A Trilha é um processo no qual, além de trazer a longevidade do jovem, você atrai os três setores da economia: governos, empresas e as organizações sociais, como é a Rede Cidadã, para criarem essa complementaridade. Então, a gente se realiza em um grande sonho que é toda a comunidade amparando os seus jovens durante os seus primeiros passos no mundo do trabalho”, conclui.

ONDE ENCONTRAR

Participe e compartilhe o trabalho da Rede Cidadã! Seja você também agente nesta corrente do bem que já impulsionou tanta gente. Nossos contatos são:

https://www.redecidada.org.br/

Instagram: @redecidadaoficial

Facebook: @redecidadaoficial

WhatsApp: (32) 3231-0489


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO