RICARDO AROEIRA NÃO COMPARECE A
DEPOIMENTO DA CPI DA LAGOA DA PAMPULHA

23 mar 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Pela segunda vez consecutiva, o Diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) da Prefeitura de BH, o engenheiro Ricardo de Miranda Aroeira, não compareceu para prestar depoimento à CPI da Lagoa da Pampulha. A oitiva estava marcada para esta terça-feira, 21 de março, às 09h30, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, porém não pôde ser realizada devido às condições de saúde de sua filha que continua internada no Hospital Felício Rocho. Durante a reunião foram aprovados diversos requerimentos, dentre os quais intima Henrique Castilho, superintendente da SUDECAP.

No início da sessão Fernando Couto Garcia, procurador do município, solicitou a palavra e informou que representaria naquele ato o senhor Ricardo Aroeira. “Protocolei hoje pela manhã aqui na Câmara Municipal uma petição informando que o Ricardo não poderá comparecer devido ao imprevisto ocorrido nesta última noite. Sua filha estava com um quadro clínico estável, contudo teve uma piora e precisou fazer uma tomografia e os médicos cogitaram nova cirurgia de grande porte”, afirmou.

Presidente da CPI da Lagoa da Pampulha, o vereador Juliano Lopes prestou solidariedade ao engenheiro. “Espero que sua filha se restabeleça o quanto antes. Todos nós temos filhos e sabemos que isso pode acontecer a qualquer momento”. O parlamentar alertou sobre a importância da oitiva de Ricardo Aroeira. “Ele está a frente das obras de intervenção da Lagoa da Pampulha há pelo menos 25 anos, ou seja, é peça chave em nossas investigações”.

Braulio Lara, relator da CPI, sugeriu que a prefeitura apresentasse três possíveis datas para que o diretor pudesse ser ouvido. “Temos que dar satisfação para a sociedade e precisamos saber o que está acontecendo na Lagoa da Pampulha. Os ritmos jurídicos devem andar e ele é a peça central para que as investigações tenham seguimento. Precisamos ouvi-lo o mais rápido possível, pois os trabalhos não podem ficar parados”.

Durante a reunião, o vereador Irlan Melo sugeriu a convocação do secretário de governo Josué Valadão, que foi o superior direto do engenheiro Ricardo Aroeira durante o período investigado.

APROVAÇÃO DE REQUERIMENTOS

A 8ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lagoa da Pampulha aprovou seis requerimentos dentre os quais convoca para oitiva na próxima terça-feira, 28 de março, o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Sousa, e o gerente de manutenção de drenagem da Sudecap, Marcelo Cardoso Lovalho, para prestar esclarecimentos pessoalmente sobre informações que serão de suma importância para os trabalhos da CPI.
Foram aprovados ainda requerimentos com pedidos de informações sobre contratos celebrados entre a prefeitura e empresas cujo objeto de referência é a execução dos serviços de manutenção da orla e do espelho d’água da Lagoa da Pampulha, além de contrato celebrado entre o município e a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, por meio da Escola de Engenharia da UFMG, com a interveniência da Fundação Christiano Ottoni - FCO.


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO