Rússia convoca embaixador da Armênia por ‘medidas hostis’
A Rússia convocou nesta sexta-feira (08) o embaixador da Armênia por uma série de "medidas hostis" tomadas pelas autoridades armênias, aliadas de Moscou, como os exercícios militares conjunto com os Estados Unidos - anunciados para a próxima semana.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou estar preocupado com os "exercícios militares dos EUA em território armênio", a visita da esposa do primeiro-ministro armênio a Kiev e a decisão de Yerevan em ingressar no Tribunal Penal Internacional (TPI).
"As autoridades armênias tomaram uma série de medidas hostis nos últimos dias", criticou o ministério russo em comunicado.
De acordo com o ministério russo, no entanto, Rússia e Armênia continuam "países aliados e todos os acordos para fortalecer as relações serão respeitados".
As autoridades da Armênia anunciaram na quarta-feira (06) que suas tropas realizarão exercícios militares em conjunto com os Estados Unidos na próxima semana.
A medida é vista como mais um sinal da vontade de Yerevan de se distanciar de Moscou.
O Kremlin alertou na quinta-feira (07) que tal decisão poderia desestabilizar a região do Cáucaso.
A Armênia acusa os soldados da paz russa de falhar em sua missão e de permitirem que o exército do Azerbaijão bloqueasse uma estrada importante na disputada região de Nagorno Karabakh.
Esse território foi, em 2020, o estopim para uma guerra entre a Armênia e o Azerbaijão.
FONTE: Estado de Minas