Sam Altman não retorna ao comando da OpenAI, criadora do ChatGPT

20 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Executivo havia sido demito na sexta-feira (17). Emmett Shear, cofundador do site de streaming de vídeo Twitch, possivelmente assume o cargo de CEO interino, segundo o jornal The Information. Sam Altman é demitido do comando da OpenAI

Reuters

Sam Altman não retornará como CEO da OpenAI, apesar dos esforços dos executivos da empresa para trazê-lo de volta, de acordo com o o The Information.

Além disso, Emmett Shear, cofundador do site de streaming de vídeo Twitch, possivelmente deve assumir o cargo de CEO interino, segundo o jornal The Information. Na sexta-feira (17), a OpenAI havia divulgado uma nota dizendo que Mira Murati, diretora de tecnologia, iria assumir o cargo.

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, surpreendeu ao anunciar na sexta-feira (17) a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa.

Alguns executivos, entre eles, o Brockman, um engenheiro-chave por trás dos sucessos da empresa, renunciou do cargo por conta da demissão, ainda segundo o jornal, seguido por outros funcionários.

A saída desses e outros colaboradores seria ruim para a empresa em termos de concorrência, afinal, inteligência artificial, assim como o ChatGPT, é um dos principais investimentos tecnológicos da atualidade. Há informações que o Google procurou esses funcionários para contratá-los.

Segundo o New York Times, a Microsoft disse que estava contratando Altman e Greg Brockman, presidente da OpenAI e cofundador da empresa, que pediu demissão em solidariedade a Altman. Os dois liderarão um laboratório de pesquisa avançada na Microsoft.

Relembre o caso

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa na última sexta-feira.

Em um comunicado, a OpenAI fez duras críticas ao executivo e afirmou que a sua diretoria concluiu que Altman "não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades".

Cerca de uma hora depois da divulgação de sua saída, Altman publicou no X (ex-Twitter): "Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, que tenha sido um pouco para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas."

"Eu terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir", completou o ex-CEO da empresa.

Altman é um dos cofundadores da OpenAI junto com o bilionário Elon Musk. A companhia foi criada em 2015 como uma iniciativa sem fins lucrativos, mas, em 2019, foi restruturada e passou a levantar capital de investidores.

A OpenAI chamou atenção do mundo em 2022 com o robô conversador ChatGPT e o robô desenhista DALL-E. As ferramentas se tornaram fenômeno e atraíram empresas como a Microsoft, que investiu US$ 10 bilhões na companhia.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO