Secretaria de Saúde confirma morte de criança por meningite em Juiz de Fora
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Uma criança do sexo feminino, com idade entre 5 a 9 anos, morreu em decorrência de meningite meningocócica, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A informação é da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que confirmou o óbito da menina na sexta-feira (28/7).
Já é o segundo caso registrado em pouco mais de um mês na região da Zona da Mata. No dia 4 de junho, uma jovem de 16 anos morreu em decorrência de uma meningite em Manhuaçu.
A SES-MG informou ainda que continua acompanhando sistematicamente os casos junto aos municípios e que todas as recomendações e medidas de controle preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde permanecem sendo adotadas.
Sobre a doença
A SES-MG explica que a meningococcemia é uma forma da doença meningocócica (DM) causada pela bactéria Neisseria Meningitides, que também causa a meningite meningocócica. Casos associados a esta forma da DM têm alta mortalidade se comparados a outras etiologias que causam a meningite.
Segundo os dados da SES-MG, em 2022, foram confirmados 60 casos de doença meningocócia em Minas Gerais, com 22 óbitos. Em 2023, foram confirmados 16 casos, com cinco óbitos.
A doença pode ser causada por vários agentes tais como vírus, bactérias e fungos. Os sintomas no adulto são febre, cefaleia, vómitos, prostração, e sinais de irritação meníngea como rigidez de nuca, convulsão e outros. Em lactentes os sinais são menos específicos, com prostração, inapetência (falta de apetite), às vezes irritabilidade e crise convulsiva.
FONTE: Estado de Minas