Sul de Minas tem mais de 1,7 mil moradores quilombolas, aponta Censo 2022 do IBGE

27 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O levantamento traz detalhes do estado e também do Sul de Minas; é a primeira vez que o mapeamento deste grupo é realizado. Censo do IBGE mostra que no Sul de Minas são 1.783 moradores quilombolas

O IBGE divulgou o Censo da população quilombola no país. O levantamento traz detalhes do estado e também do Sul de Minas. É a primeira vez que o mapeamento deste grupo é realizado.

O Sul de Minas tem 1.783 moradores quilombolas em 35 cidades. Em Minas Gerais, são 135.310 pessoas, em 324 municípios. No Brasil, são 1.327.802 quilombolas conforme o Censo.

No Sul de Minas, as cidades com o maior número de quilombolas são Três Pontas (449), Três Corações (302), Nepomuceno (281), Nazareno (134) e São Tiago (79).

Quilombolas - carrossel de fotos

Luiz Gabriel Franco/g1; Fábio Tito/g1

No questionário feito pelos recenseadores, foram feitas as seguintes perguntas: Qual a cor ou raça o morador se considera? A pessoa se considera quilombola?

Caso a resposta fosse sim, o recenseador perguntava o nome da comunidade que a pessoa faria parte. No sistema do recenseador já havia uma lista das comunidades pré-registradas, mas foi possível acrescentar o nome de novos grupos que não estavam registrados.

Os quilombolas são considerados os atuais habitantes de comunidades negras rurais, formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem, na maioria, da agricultura em terras doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO