Terremoto de magnitude 6,3 deixa ao menos um morto no oeste do Afeganistão

07 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um terremoto de magnitude 6,3 abalou o oeste do Afeganistão neste sábado (7), deixando pelo menos um morto e dezenas de feridos, disseram as autoridades, que acreditam que o número de vítimas deve aumentar como resultado de deslizamentos de terra e desmoronamentos de edifícios.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o epicentro do terremoto foi 40 quilômetros a noroeste da maior cidade da região, Herat. Depois, houve cinco tremores secundários de magnitude 5,5; 4,7; 6,3; 5,9 e 4,6.

Moradores e comerciantes fugiram dos prédios da cidade por volta das 11h (03h30 no horário de Brasília), quando os tremores começaram, causando 25 feridos e uma morte, segundo um porta-voz do governo talibã.

O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Mullah Jan Sayeq, disse à AFP que a avaliação inicial era "preliminar", temendo que aumentasse, uma vez que "deslizamentos de terra também ocorreram em áreas rurais e montanhosas".

Um relatório preliminar do USGS indicou que poderia haver centenas de mortes.

Herat, 120 km a leste da fronteira com o Irã, é a capital da província com o mesmo nome, onde vivem cerca de 1,9 milhão de pessoas, segundo dados do Banco Mundial de 2019.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO