Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite passam a ser oferecidos nas UBSs de Juiz de Fora

01 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Exames eram realizados somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Segundo dados da Secretaria de Saúde, até o fim de outubro, foram realizados 6.118 testes, com 133 casos positivos. O 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids. Testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites

ASCOM ISD

A partir desta sexta-feira (1º), data que marca o Dia Mundial de Combate à Aids, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora vão oferecer testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Até então, os exames eram realizados somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram realizados até o fim de outubro 6.118 testes, sendo 133 positivos. No ano passado, dos 7.089 testes rápidos de diagnóstico de HIV, deram 143 positivos.

Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Juliane Caixeta, a ampliação da testagem tem objetivo de promover o acesso rápido do usuário e o acompanhamento da equipe para garantir o melhor tratamento e o melhor acompanhamento.

"Acreditamos que essa ampliação do acesso facilitará muito a vida dos usuários. A população terá seu direito garantido no sigilo do tratamento e na identificação dos casos. Os profissionais estão extremamente capacitados para a condução dos casos com o devido respeito à população”.

Como funciona a testagem

Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

A testagem acontece em três etapas:

Pré-teste: os aconselhadores realizam entrevista, identificam as demandas e vulnerabilidades do usuário, orientando-o quanto às ISTs e possibilidades de prevenção, definindo os testes a serem realizados;

Testagem: todo o processo de testagem é feito sob caráter confidencial, mantendo o sigilo das informações e a obtenção do resultado ocorre entre 15 e 30 minutos.

Pós-teste: são realizadas interpretações dos resultados, orientações pertinentes ao caso e encaminhamentos necessários.

Locais que fazem o teste

Além do oferecimento dos testes rápidos gratuitamente nas UBSs, a testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C continuarão sendo realizadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), sem a necessidade de encaminhamento de nenhuma unidade de saúde.

📲 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

No local também é possível adquirir gel lubrificante e preservativos feminino e masculino.

O CTA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h, no térreo do Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3690-7505.

LEIA TAMBÉM:

POLÍCIA: 'Papai Noel do tráfico' que distribuía drogas de graça em praça é preso em MG; VÍDEO

TRANSPORTE: Quase 20 linhas de ônibus urbanos passam por mudanças de horários e rotas em Juiz de Fora

FIM DE SEMANA: Titãs 'O Encontro', grupo Pra Valer e mais: veja a agenda cultural para Juiz de Fora e região

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO