Três migrantes morrem em embarcação ao chegar nas Canárias

30 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Dois corpos foram recuperados de uma embarcação com 210 migrantes a bordo perto da ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, e um terceiro morreu na chegada, informaram os serviços de emergência nesta segunda-feira (30).

"Há três mortos, dois já estavam na embarcação e o terceiro [morreu] no cais", disse uma porta-voz do serviço de emergência 112 nas Ilhas Canárias.

Outras 12 pessoas foram encaminhadas para centros de saúde, acrescentou a fonte. No barco, avistado ao sul de Tenerife por volta das 07h00 (horário local), viajavam 210 pessoas, incluindo 37 menores, indicou o 112 em sua conta da rede X (antigo Twitter).

Mais cedo, o serviço de Resgate Marítimo havia informado a descoberta desta embarcação 15 quilômetros ao sul de Tenerife, no momento com "dois falecidos" a bordo, e outros ocupantes "em mau estado", sem determinar quantos.

O arquipélago atlântico das Canárias, ao longo da costa do noroeste da África, enfrenta este ano a sua pior crise migratória desde 2006, com uma escalada no número de chegadas de pessoas principalmente da África Subsaariana.

Segundo os últimos números do Ministério do Interior espanhol, o arquipélago atlântico recebeu 23.537 imigrantes entre 1º de janeiro e 15 de outubro, quase 80% a mais do que no mesmo período de 2022.

A rota para as Ilhas Canárias tem sido muito movimentada nos últimos anos devido ao reforço dos controles no Mediterrâneo.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO