Tribunal do Trabalho inaugura Centro Cultural em Belo Horizonte

08 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Belo Horizonte terá um mais um Centro Cultural a partir desta terça-feira (8/8). Inaugurado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), o Centro Cultural da Justiça do Trabalho e as novas instalações da Escola Judicial Professor Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena estão no Centro da cidade, em frente à Praça Rui Barbosa. 
Localizado na rua da Bahia, nº 112, com entrada também pela rua Guaicurus, nº 187, o complexo inclui imóveis tradicionais e tombados, que foram construídos no século passado, são eles Mário Werneck, Christiano Ottoni e um terceiro prédio destinado a estacionamento, com cinco andares e vagas para 350 veículos. Segundo o engenheiro e secretário de gestão predial do TRT-MG, Hudson Guimarães, uma das prioridades das reformas foi a acessibilidade, com a construção de rampas de acesso, elevador e locais reservados para pessoas com deficiência (PCDs). 
Os edifícios também foram equipados com sistema de climatização, captação e reúso de água de chuva, telhado verde e espaço de copa. As edificações são interligadas internamente, tendo sido transferidas ao TRT de Minas em 2011. "Os imóveis pertenciam à Universidade Federal de Minas Gerais e foram transferidos para a União em comissão de crédito para a UFMG construir o campus Pampulha, nos anos 2000. Depois, o governo federal repassou o quarteirão para o Tribunal do Trabalho", explica o engenheiro. 

Centro Cultural

O Centro cultural funcionará do edifício Mário Werneck e será destinado à promoção da cultura, com exposições de artes plásticas, cinema, literatura e outros eventos instalados pela Fundação Clóvis Salgado, que firmou parceria com o TRT-MG. Há também uma biblioteca, aberta ao público.  
A partir de hoje, a primeira exposição, do fotógrafo Assis Horta, está disponível para visitação até dezembro. O autor registrou os primeiros trabalhadores que tiraram a carteira de trabalho, em 1943, época da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 
Segundo o Desembargador Ricardo Mohallem, o presidente do TRT-MG, é importante restaurar o espaço e colocá-lo em uso para a população. "O Complexo da Praça Rui Barbosa é um ponto exponencial da capital mineira e precisa, efetivamente, de respaldo. Para isso, a Justiça do Trabalho se dispôs a colaborar, trazendo mais atrativos, além do que já temos. Essa região estava muito largada, por questões diversas, e como tivemos esses prédios a nosso domínio, nos propusemos a colocá-los em uso pela população", diz.
Enquanto as novas instalações da escola judicial, são destinadas à formação de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça do Trabalho. A instituição existe há 35 anos e funcionava na sede administrativa do TRT. Agora de casa nova, no espaço há três salas de aula, auditório para 120 pessoas e acessibilidade para PCDs e secretaria.

Tombados

Os dois edifícios Mário Werneck e Christiano Ottoni são bens públicos da União protegidos pelo patrimônio histórico e cultural nas esferas estadual e municipal e integram o conjunto arquitetônico da Praça da Estação.
Para o secretário de gestão predial do TRT-MG, a inauguração também valoriza o centro da cidade, com sintonia entre utilização do espaço e serviço de transportes para os usuários terem acesso à cultura. 

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO