Unionistas na Irlanda do Norte votarão contra modificação do protocolo pós-Brexit

20 mar 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O principal partido unionista da Irlanda do Norte anunciou nesta segunda-feira (20) que vai votar contra medidas-chave do novo acordo alcançado no final de fevereiro entre o Reino Unido e a União Europeia sobre as disposições especiais aplicadas à região britânica após o Brexit.

Apesar de "representar um progresso real", o novo acordo, que deve ser votado pela primeira vez no Parlamento britânico na quarta-feira, "não aborda a questão fundamental, que é a imposição da lei da UE" na Irlanda do Norte, disse Jeffrey Donaldson, líder do Partido Unionista Democrático (DUP), em nota divulgada no Twitter.

O novo acordo, alcançado no mês passado entre Londres e Bruxelas e batizado de "marco de Windsor", atualiza o chamado protocolo da Irlanda do Norte negociado em 2020 pelo então primeiro-ministro Boris Johnson, por ocasião da saída do Reino Unido da União Europeia.

Esse protocolo manteve a Irlanda do Norte dentro do mercado único europeu, com o objetivo de evitar uma fronteira terrestre "dura" com a vizinha República da Irlanda - país membro da UE -, que ameaçaria a frágil paz entre republicanos e unionistas.

No entanto, para isso, impôs controles alfandegários aos produtos que chegavam à região procedentes do restante do Reino Unido, o que o DUP denunciou como uma ameaça à posição da Irlanda do Norte no país.

Em protesto, este partido bloqueou por um ano as instituições regionais da Irlanda do Norte nas quais, sob o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa de 1998, católicos e protestantes devem compartilhar o poder.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO