Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza simulado para situações de emergência

02 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Exercício preventivo está programado para a tarde do dia sete de outubro, nas cidades de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES). Usina Hidrelétrica de Aimorés

Divulgação

A Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza um simulado de evacuação nas cidades de Aimorés e Baixo Guandu no próximo sábado (7). A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, que pertence à Aliança Energia, e tem como objetivo capacitar a população das cidades que vivem às margens da Bacia do Rio Doce para atuação em caso de emergências.

Segundo o comunicado da Usina, a simulação deve durar cerca de uma hora, e é fundamental para que a população conheça as mensagens das sirenes, as rotas de fuga, e os pontos de encontro para a construção permanente de uma cultura de segurança.

A gerência da Usina afirma que as barragens seguem estáveis e seguras, e que a simulação faz parte de uma rotina de prevenção.

A atividade será promovida pelo Grupo de Trabalho, que é formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (COMPDECs) de Aimorés e Baixo Guandu, Polícia Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo, Bombeiros Militares dos dois estados, e a empresa Aliança Energia.

Cerca de 250 profissionais serão mobilizados para a ação.

Além desse simulado preventivo, em toda quarta-feira do mês, a empresa testa as sirenes instaladas nas estações remotas, para garantir que elas estão recebendo adequadamente o comando de acionamento.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

Usina Hidrelétrica de Aimorés

Divulgação

Plano de Ação de Emergência

O Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Aimorés foi desenvolvido pela Aliança Energia em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragem. O documento define as estratégias de resposta para cenários de emergência em barragens.

Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e prevenção para que a população seja avisada e saiba se orientar de maneira eficaz no caso de alguma emergência. As sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente desde 2019.

*Colaborou sob a surpvisão de Fran Ribeiro

Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO