Veja o que muda com a concessão da BR 381
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O governo federal publicou, nesta sexta-feira (7/7), no Diário Oficial da União (DOU), o edital de concessão do trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais. O projeto prevê a melhoria na segurança da “Rodovia da Morte”, como é conhecida a rodovia devido ao alto índice de mortes e acidentes.
O trecho a ser concedido à iniciativa privada tem 303,4 km e se estende entre o entroncamento com a BR-116/451, em Governador Valadares, e o entroncamento com a BR-262, na capital mineira.
O edital estabelece 30 anos de concessão e prevê a recuperação, manutenção, monitoração e conservação do pavimento, além de melhoria da sinalização vertical e horizontal já nos dois primeiros anos. Os investimentos devem ultrapassar os R$ 10 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,1 bilhão devem ser investidos já nos dois primeiros anos.
Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o leilão está previsto para acontecer no dia 24 de novembro, em São Paulo. As obras devem ter início depois do dia 28 de março de 2024, data limite para a assinatura do contrato.
Infraestrutura e segurança
Estão previstas:
- a duplicação de 134 km da rodovia;- a implantação de faixas adicionais em 138 km;- vias marginais com extensão total de 11 km;- implantação de 36 travessias de pedestres;- 190 paradas de ônibus;- 34 passagens de fauna;- a construção de dispositivos de retornos e rotatórias.
Visando tornar a rodovia mais segura, deverão ser realizadas 152 correções de traçado, ou seja, adequações da geometria da via para permitir ao usuário a manutenção da velocidade, garantindo segurança e fluidez no trajeto. A rodovia também contará com Ponto de Parada de Descanso (PPD), Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), para atendimento médico e mecânico.
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A concessão contempla ainda a construção de cinco praças de pedágio em:
- Caeté (km 411,66);
- João Monlevade (km 351,17);- Jaguaraçu (km 285,87);- Belo Oriente (km 233,18);- e Governador Valadares (km 177,88)O investimento previsto somente nessa obra das praças é de R$ 94,15 milhões.
Tecnologia
O projeto também apresenta propostas de modernização e inovação em tecnologias para auxiliar o monitoramento e assistência nas rodovias.
Serão oferecidos:
- câmeras de monitoramento ao longo da rodovia;- dispositivos de detecção automática de incidentes;- iluminação em LED em toda a BR;- e aplicativo para chamadas de emergência;
Espera-se que haja cobertura de internet wireless, a implementação de sistema de monitoração das condições meteorológicas e a instalação de sensores embutidos no pavimento para pesagem de veículos em movimento de alta velocidade.
FONTE: Estado de Minas