Veja quem pode e como tomar a vacina contra a pneumonia de graça em Juiz de Fora
10 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Imunizante é disponibilizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no HU-UFJF, no Bairro Santa Catarina. Adesão do público-alvo é baixo em 2023. Vacina pneumocócica, foto de arquivo
SVS/Divulgação
Menos da metade do público-alvo da vacinação contra pneumonia foi imunizado em Juiz de Fora. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a adesão é de 48,4% para crianças com 1 ano e 44% para menores de 1 ano em 2023. Os dados são de janeiro até a primeira semana de agosto deste ano.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de cobertura é de 95% do público-alvo. Até o momento, foram registradas 151 mortes por pneumonia na cidade em 2023, segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
Veja abaixo quem pode se vacinar de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora:
A vacina Pneumo 10 é recomendada para crianças. As primeiras doses ocorrem aos 2 e 4 meses, e o reforço aos 12 meses. O imunizante é de rotina e pode ser encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA).
Já as vacinas Pneumo 13 e 23 estão disponíveis no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Bairro Santa Catarina, para pacientes com condições clínicas especiais. São elas:
A vacina Pneumo 13 é indicada para pacientes oncológicos, com HIV/AIDS e transplantados, de órgãos ou medula.
Já a Pneumo 23 atende aos seguintes casos: anemia falciforme; fístula liquórica; implante de cóclea; imunodeficiências congênitas; doenças crônicas do rim, fígado, pulmão e coração; asma persistente, moderada ou grave; fibrose cística (mucoviscidose); doenças neurológicas crônicas incapacitantes; trissomias (como, por exemplo, síndrome de Down); diabetes mellitus e doenças de depósito (Amiloidose, doença de Fabry).
O paciente precisa de solicitação e indicação médica para receber as vacinas.
Não é necessário agendamento, mas é indispensável levar o cartão SUS, a identidade e o cartão de vacinas.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h30 e de 13h às 16h. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é 4009–5218.
O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!
LEIA TAMBÉM:
POLÍCIA: Hospital que teve contas hackeadas consegue receber dinheiro de volta em Juiz de Fora
POLÍTICA: Ex-prefeito de Cataguases é multado por irregularidades em contrato de cessão de área pública
VEJA MAIS: Entenda passo a passo como será a nova política municipal para a população em situação de rua de Juiz de Fora
Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
FONTE: G1 Globo