Adeus ‘mergulhão’ da avenida Minas Gerais: obra em Governador Valadares transforma passagem subterrânea em viaduto

20 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Outros dois viadutos serão construídos na cidade, no bairro Capim e na Ilha Brava, além de uma ponte no bairro Santa Efigênia. Viaduto avenida Minas Gerais, Governador Valadares

Leonardo Moraes

A prefeitura de Governador Valadares anunciou a construção nessa terça-feira (19), de três viadutos na cidade, em parceria com a Vale do Rio Doce. As obras de mobilidade urbana, acontecem ao longo da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM).

Os trabalhos de intervenção já começaram em alguns locais nesta semana e devem impactar o trânsito na cidade. Mas, o início das obras está marcado para o primeiro semestre de 2024.

Na região do bairro Santa Efigênia, nas proximidades do CEU das Artes, a Vale, iniciou os trabalhos da nova passagem inferior da Avenida Tancredo Neves, incluindo intervenções nas ruas do entorno.

As obras incluem a construção de uma ponte sobre o canal, interligando a Rua Canários à avenida, além de um muro de proteção. Após a conclusão, prevista para o segundo semestre de 2024, o trânsito de veículos será em via exclusiva por baixo da ferrovia, aumentando ainda mais a segurança e a mobilidade urbana.

Outra obra anunciada é a do mergulhão da avenida Minas Gerais. Construído em 1986, ele será transformado em um viaduto de aproximadamente 165 m de extensão e 6,90 metros de altura, com quatro pistas, sendo duas pistas em cada sentido, que permitirá a ligação entre a Rua Tupã e a Rua Antônio José de Almeida, no Centro.

Passagem em nível antes da construção do mergulhão

Redes sociais

A parte inferior do viaduto será destinada à circulação de pedestres e ciclistas. As obras devem ter início no primeiro semestre de 2024 e serão concluídas no primeiro semestre de 2026.

Os trabalhos de sondagem começam nesta semana, que consistem no reconhecimento e caracterização do terreno, cujas informações auxiliam no desenvolvimento da obra.

Diante disso, o trânsito da região será impactado, o que poderá gerar transtornos com possíveis interdições no local.

Veja como será o viaduto da Avenida Minas Gerais

Obra transforma mergulhão da avenida Minas Gerais em Governador Valadares em viaduto

Além da passagem inferior da Avenida Tancredo Neves e do viaduto da Avenida Minas Gerais, está prevista a construção dos viadutos do Capim e Ilha Brava, além de muros de proteção nos bairros Vila Mariana e São Cristóvão.

A prefeitura informou que as obras serão responsáveis pela contratação de aproximadamente 500 postos de trabalho. As seleções ocorrem pelas empresas responsáveis pela realização dos serviços, e a prioridade é para a mão de obra local.

Os profissionais contratados ocuparão funções como pedreiro, armador, carpinteiro, operador de máquina e ajudante.

Ainda conforme a prefeitura, os investimentos contribuem para a segurança de quem cruza a ferrovia e são um compromisso assumido pela Vale na renovação da concessão ferroviária, em 2020, de realizar investimentos em municípios por onde passa a linha férrea.

Viaduto do bairro Capim

A previsão é que a obra seja iniciada em 2025 e finalizada no primeiro semestre de 2026. Depois de pronto, o viaduto vai conectar a Avenida Moacir Paleta com a Rua Soldado Edson Veloso, no bairro Capim. Serão realizados estudos detalhados para definir as características da estrutura. A obra tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento dessa região da cidade.

Viaduto de Ilha Brava

O viaduto deve receber uma pista em cada sentido e será equipado com um passeio para pedestres, com o objetivo de oferecer mais segurança. Ele irá conectar a BR-381 com a comunidade de Ilha Brava. A previsão é que as obras tenham início em no primeiro semestre de 2026 e sejam concluídas em 2027. Serão realizados estudos detalhados para definir as características da estrutura.

Vídeos do Leste e de Minas Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO