‘Boom’ no plantio de morango faz cidade do Sul de Minas crescer quase 50% no Censo 2022

28 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Espírito Santo do Dourado possui cerca de 500 hectares de plantações de morango. Emater aponta que, em 10 anos, as horticulturas do município tiveram um crescimento anual de 80%. 'Boom' no plantio de morango faz cidade do Sul de Minas crescer quase 50% no Censo 2022

Entre os municípios que mais cresceram em número de habitantes está Espírito Santo do Dourado (MG). Segundo levantamento do Censo do IBGE, nos últimos 12 anos a cidade teve aumento de 49,27% na população. O plantio de morangos é um dos motivos que explica a crescente populacional do município do Sul de Minas.

Atualmente, são 6.611 pessoas vivendo na cidade. E a mão de obra nas lavouras é o que tem atraído novos habitantes ao município. Espírito Santo do Dourado só ficou atrás de Extrema no ranking das cidades em que a população mais aumentou, conforme o IBGE.

Veja também:

Polo e-commerce e 'bairro mais longe' de SP: entenda por que Extrema é a cidade que mais cresceu em MG no Censo 2022

Censo 2022: Sul de Minas ganha 167 mil novos moradores em 12 anos, aponta IBGE

Plantação de morango faz Espírito Santo do Dourado (MG) crescer quase 50% no Censo 2022

Reprodução/EPTV

Terra do morango

Espírito Santo do Dourado possui cerca de 500 hectares de plantações de morango. Uma das produções possui cerca de 1 milhão de pés da fruta. A mão de obra para trabalhar nos locais vem de diferentes partes do Brasil. Dos 100 funcionários do local, 80% são de pessoas de outras localidades que se mudaram para cidade.

“[A maioria é do] Norte, Nordeste, do Tocantins e da região Centro-Oeste. Eles são fundamentais para a gente. Sem eles aqui, creio que nossa demanda de mão de obra seria muito pouco. Não teríamos trabalhadores devido à alta demanda. O morango é uma cultura que demanda muita mão de obra”, disse o produtor Tharsio Coluci.

Plantação de morango faz Espírito Santo do Dourado (MG) crescer quase 50% no Censo 2022

Reprodução/EPTV

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em 10 anos, as horticulturas da cidade tiveram um crescimento anual de 80%.

“O morango fez um produto interno bruto em torno de 1,2 bilhão em um área aproximada de 13,2 mil hectares. Ou seja, o aumento foi duas vezes maior que a cafeicultura em uma área três vezes menor. Isso demonstra a importância econômica não só para a região Sul”, explicou o extensionista da Emater, Cláudio Mussab Silva Lima.

Plantação de morango faz Espírito Santo do Dourado (MG) crescer quase 50% no Censo 2022

Reprodução/EPTV

O crescimento também despertou a atenção do Poder Público. Desde 2017, a prefeitura passou a investir mais em serviços para a população.

“Grande parte dos alunos da rede municipal são filho dos imigrantes. Então, na área da Saúde fizemos outras UBS, na zona rural principalmente para poder atender, pois a maioria mora na área rural, onde estão as lavouras. A parte de estradas também foi necessário fazer, para poder chegar às lavouras e conseguir escoar o produto. Foi preciso amplicar praticamente toda a infraestrutura da cidade”, falou o prefeito Adalto Luis Leal (UB).

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO