Cidades do Sul de Minas têm vacinas contra a Covid-19 com prazo de validade perto do fim

22 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Baixa procura pelos imunizantes pode fazer as doses precisarem ser descartadas. Cidades do Sul de Minas têm vacinas contra a Covid-19 com prazo de validade acabando

O Sul de Minas registrou uma nova alta nos casos de Covid-19 nos últimos dias. Em setembro, mortes pela doença foram registradas na região. Enquanto isso, em algumas cidades há vacinas contra o coronavírus com o prazo de validade chegando ao fim.

📲 Participe da comunidade e receba no WhatsApp as notícias do Sul de MG

A baixa procura pelos imunizantes pode fazer as doses precisarem ser descartadas. Além disso, o processo de distribuição de vacinas e a gestão dos estoques são fundamentais para garantir que as doses sejam aplicadas antes de expirarem.

Vacina contra Covid

Divulgação/Semsa

Mônica Maria Lúcia da Silva, coordenadora de imunização de Pouso Alegre, explica como tem sido a procura pelas doses de vacina na cidade. De acordo com ela, as pessoas podem ter se acomodado e não completam o esquema vacinal.

“A procura está baixa em todas as faixas etárias. Isso nos entristece muito, porque a vacina tem um esquema a ser cumprido. As pessoas iniciaram os esquemas e não estão voltando para completar o mesmo", afirma.

"A gente acredita que os riscos são bem grandes [se as pessoas não se vacinarem], devido aos estudos que comprovaram que eles precisam de um esquema completo para que estejam imunizados”, completa a coordenadora.

Confira a situação das vacinas contra Covid-19 no Sul de Minas:

Em Pouso Alegre, segundo a prefeitura, há 1.829 vacinas com data de validade próxima a terminar.

Em Poços de Caldas, o número de doses próximas a expirarem é ainda maior. São 4.916 vacinas (Bivalente, Pediátrica e Baby) aguardando a população.

Já em Passos, a prefeitura informou que há um pequeno estoque de vacinas para Covid, porém, com prazo de validade terminando em outubro.

Em Varginha, a prefeitura informou que está prevista a chegada de vacinas Pfizer monovalente para iniciar o esquema ou completar a segunda dose para pessoas a partir de 12 anos. A prefeitura não informou a validade das vacinas, disse apenas que há no estoque doses de Pfizer (Bivalente, Pediátrica e Baby) para reforço.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO