Dengue: índice de infestação do Aedes aegypti diminui 75% em Divinópolis

24 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) aponta índice de 2,8%; em janeiro, taxa era de 11,3%. Segundo LIRAa foi realizado de 15 a 19 de maio

Prefeitura de Divinópolis

O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado de 15 a 19 de maio, constatou um índice de infestação do mosquito de 2,8% em Divinópolis. Esse número representa a porcentagem de imóveis fiscalizados com focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Em janeiro, o índice constatado foi de 11,3%. Com isso, entre os dois levantamentos, houve uma queda proporcional de cerca de 75%.

A pesquisa deste mês foi feita em 168 bairros e foram 6.069 imóveis vistoriados. Destes, 169 imóveis estavam com foco do mosquito, sendo 93% residências e 7% lotes vagos.

Das residências vistoriadas, 37% dos focos foram encontrados em bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas; 28% em recipientes passíveis de remoção; 25% ralos, caixa de passagem, sanitários em desuso e fonte ornamentais; e 10% caixa d’água, tanque e tambores.

As regiões Nordeste e Central tiveram o índice de infestação de 4,3%, consideradas em situação de alto risco de epidemia. As demais regiões estavam em situação de médio risco.

De acordo com o supervisor da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliano Cunha, pequenas atitudes dos moradores já auxiliam na eliminação dos focos do mosquito. “O LIRAa mostra que a maioria dos focos seriam facilmente eliminados pelo próprio morador, como os que foram encontrados nos bebedouros de animais e nos recipientes plásticos nos quintais”, destacou.

Para notificar e denunciar sobre os locais que têm focos e reservatório do mosquito, basta ligar no (37) 3229-6823.

LEIA TAMBÉM:

OUTRO ACIDENTE: Trânsito na BR-262 é liberado 24h após carreta carregada com etanol tombar e pegar fogo em Luz

LORENA MARCONDES: Biomédica vai para prisão domiciliar em Divinópolis

NOVIDADE: Como editar mensagens no WhatsApp

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO