Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

05 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Eduardo disse que foi de carro, por estar mais perto de onde a cantora iria se apresentar. Ele chegou a Caratinga antes de Marília e assim que ficou sabendo da queda do avião, entrou em estado de choque. Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Eduardo Guimarães

Marília Mendonça, com 26 anos, marcou a música sertaneja. Mais do que um ícone do "feminejo", a cantora alcançou e conquistou o gosto até mesmo daqueles que não são fãs do estilo musical. Há dois anos, o Brasil perdia a rainha da sofrência, que ensinou a sofrer e também a viver.

O sucesso de Marília foi conhecido e reconhecido por muitos cantores brasileiros e internacionais.

O g1 conversou com o maquiador Eduardo Guimarães, que era o braço direito da cantora e a acompanhava em todos os shows. Ele relembra alguns momentos que viveu ao lado da rainha.

“Conheci a Marília em setembro de 2016. Atendi ela aqui em São Paulo, capital, pois eu já trabalhava com outros cantores sertanejos, como Thaeme e Thiago, Fernando e Sorocaba, Lucas Lucco, Paula Mattos, Mariana Fagundes. Foi nos dias 5 e 6 de setembro de 2016. No dia 6, ela me convidou para produzi-la para o DVD Realidade (Manaus) e lá, também veio o convite para trabalhar com ela nas viagens, tvs, participações", detalhou o maquiador.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Arquivo pessoal

Marília era versátil e comprometida em tudo o que se propunha fazer e, por isso, as canções dela fazem sucesso até hoje na voz do público e no repertório de muitos outros artistas.

Para Eduardo, a dor da perda é constante. O maquiador faz questão de não deixar Marília ser esquecida.

“Ainda parece que foi ontem, e sempre tudo se repassa em minha mente, como um filme. E mesmo depois de dois anos, é difícil e estranho acreditar como tudo aconteceu. Como uma pessoa da grandiosidade e generosidade da Marília teve sua vida ceifada no auge da idade, da carreira e da maternidade. Mas sempre me apego no sentido de que Deus tem e sempre terá um propósito para cada um de nós", comenta.

As fotos são lembranças que o maquiador guarda, tanto nas redes sociais, como em álbuns e arquivos do computador. Ele diz que perdeu uma irmã.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Eduardo Guimarães

LEIA TAMBÉM:

Dois anos sem Marília Mendonça: artista continua quebrando recordes mesmo após morte

Marília Mendonça em números: cerca de 300 composições, 10 milhões de ouvintes mensais e mais de 8 bilhões de streams

Álbum de Marília Mendonça é o disco em português mais ouvido na história do Spotify

“Foram 5 anos juntos, praticamente todos os dias. Eu e ela fomos criando laços de amizade, afeto, intimidade, carinho e amor, amor de irmãos. Conversávamos de tudo: trabalhos, relacionamentos, vida pessoal, projetos, metas. Tudo ainda parece que foi ontem, e ao mesmo tempo, parece uma eternidade sem ela. Então, ainda tenho sonhos, lembranças", disse Edu.

No dia do acidente, Eduardo disse que foi de carro, por estar mais perto de onde a cantora iria se apresentar. Ele chegou a Caratinga antes de Marília e assim que ficou sabendo da queda do avião, entrou em estado de choque.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Eduardo Guimarães

“Eu já estava na cidade do show, mas 97% das vezes, eu estava com ela dentro do avião. Naquele dia, pedi para ir de SP para BH e de lá, peguei um motorista e fui até Caratinga. O mais interessante de tudo foi que, na véspera, com tudo já organizado - avião e motorista - foi que eu descobri que teria que viajar quatro horas até a cidade. Não não sei por que eu pedi para me mandarem pra BH", contou o maquiador.

Eduardo trabalhou com Marília por cinco anos. Começou em 2016 e terminou os trabalhos em novembro de 2021, dia em que a cantora morreu.

“Olha que louca a vida. No dia 21 de novembro de 2016, comecei a viajar o Brasil todo com a Marília, tive o imenso privilégio de poder ver todo o seu desabrochar artístico e pessoal. Tudo: músicas novas, parcerias, emagrecimento, cuidados no visual, gravidez e estive até o último dia: cinco de novembro de 2021. Então, sempre passam muitas e muitas lembranças", disse o maquiador.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Legado é aquilo que construímos durante a vida, e que continuará falando por nós, mesmo quando não estivermos mais neste mundo.

“Tudo relacionado a Marília tinha uma intensidade, uma força e energia. A impressão que dava era que ela queria viver tudo em um curto espaço de tempo", disse Edu.

Marília Mendonça deixou seu legado, não apenas fazendo história no mundo da música sertaneja, como também pelo fato de ter conseguido fazer com que sua personalidade refletisse de forma positiva na vida das pessoas.

"Uma frase dela pra mim, que eu nunca vou esquecer: As pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor do que elas", contou Edu.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Arquivo pessoal

O maquiador relembrou o dia em que a cantora foi até a cidade da família dele e se sentiu em casa.

"Reúne sua família que eu quero conhecer, saber de onde você veio." Perguntei se ela teria coragem. E ela disse sim. Juntei quase 30 pessoas da minha família, tomamos café; ela conversou com todo o mundo, eu a produzi, cercado de primos conversando com a gente e eu arrumando ela. Nunca vou esquecer", detalhou o maquiador.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador que era para estar no avião e escapou do acidente, relembra momentos com a ‘rainha da sofrência’

Arquivo pessoal

Edu conta que tem um contato muito forte com a família de Marília e poder ver o crescimento do filho dela não tem preço. Várias vezes, teve a oportunidade de agradecer pela amizade, pelo amor e carinho que recebia de Marília.

"Sempre falava: eu te amo, amiga. E ouvi ela falar: te amo, amigo. Graças a Deus, tenho contato com a família dela, em especial com a Ruth, somos bem próximos. Acho que eles perceberam, com certeza, como nossa amizade era verdadeira. Quando estive em Goiânia, no fim do ano passado, fiquei três dias lá. Conversei muito com a Ruth, matamos a saudade, conversamos, rimos, choramos. Fico feliz em perceber o imenso carinho que os familiares dela têm por mim", contou.

Hoje, o maquiador vive em São Paulo capital e está retomando os projetos, clientes, reestruturando a vida novamente em todos os aspectos.

Dois anos sem Marília Mendonça: maquiador da cantora relembra os melhores momentos com a ‘rainha da sofrência’

Eduardo Guimarães

"Mas o mais importante de tudo foi que tive a oportunidade de conhecer todos os estados do Brasil, e ter a amizade, proximidade e carinho da grande rainha da sofrência. Que seu legado possa se estender por gerações, e eu, como fã, faço questão, sempre que posso, de enaltecer toda realeza da Rainha Marília Mendonça", finalizou.

Eduardo Guimarães acompanhou Marília Mendonça por cinco anos

O acidente

No dia 5 de novembro de 2021, a aeronave que transportava a equipe de Marília Mendonça caiu em Piedade de Caratinga.

O avião estava em situação regular e tinha autorização para fazer táxi aéreo. A aeronave decolou do Aeródromo Santa Genoveva, em Goiânia (GO), às 16h02. O grupo voava em direção à cidade de Caratinga, onde a artista faria um show naquela noite.

Além de Marília Mendonça, morreram no acidente:

Geraldo Medeiros, piloto;

Tarciso Viana, copiloto;

Henrique Ribeiro, produtor de Marília;

Abicieli Silveira Dias Filho, tio e assessor da cantora.

De acordo com a Polícia Civil, todos foram vítimas de politraumatismo contuso.

Carreira

Relembre 5 sucessos de Marília Mendonça

Marília nasceu em Cristianópolis (GO) em 22 de julho de 1995. Entre os seus grandes sucessos, que a colocaram como uma das cantoras mais ouvidas do país, estão "Infiel", "De quem é a culpa?" e "Eu sei de cor".

As músicas de Marília Mendonça arrebataram o Brasil, com letras e melodias intensas e românticas. Ela liderou uma reviravolta feminina no mercado sertanejo.

O sucesso da cantora impulsionou as mulheres como protagonistas do estilo, que até então dominado quase apenas por homens. O movimento, que ganhou força a partir de 2016, foi chamado de "feminejo".

Marília deixou um filho, Léo, que completa quatro anos em dezembro.

Relembre a trajetória de Marília Mendonça

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO