Entenda como cidade mineira tem se tornado a ‘Terra da Cerveja Artesanal’

26 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Poços de Caldas já produziu mais de 100 rótulos diferentes da bebida, tem associação de cervejeiros, roteiro turístico e até dia da cerveja no calendário municipal. Entenda como Poços de Caldas tem se tornado a ‘Terra da Cerveja Artesanal’ no Sul de Minas

Divulgação Ziel / Gonçalves / Júlia Reis/g1

Cor, aroma e sabor. São pontos que tornam uma cerveja tão saborosa e fazem a produção artesanal da bebida se desenvolver cada vez mais no Brasil. Para aproveitar a oportunidade de mercado, Poços de Caldas tem se dedicado os últimos anos a se tornar a ‘Terra da Cerveja Artesanal’, no Sul de Minas

A cidade mineira é conhecida pelas águas termais, mas este não é o único líquido que pode dar fama à região vulcânica. Prova disso, são os investimentos realizados para impulsionar ainda mais a cadeia cervejeira no município.

Para garantir características ideais à bebida tão querida pelos brasileiros, os produtores têm aproveitado questões naturais da cidade, como a qualidade da água, as estações do ano e a riqueza do solo, para criar cervejas únicas que tem feito sucesso na região Sudeste do país.

“No Brasil todo tem cidades como ‘terra de alguma coisa’. Aqui próximo, [no Sul de Minas] tem morango, café, queijo, marolo, pé de moleque. Poços de Caldas quer ser a terra da cerveja”, afirma Marcelo Gonçalves, presidente da Liga das Cervejarias Vulcânicas.

De 2021 até agora, a cidade já soma números expressivos em relação à produção, consumo e venda da bebida. Segundo dados levantados pelos cervejeiros empreendedores são:

500 torneiras de chopp espalhadas em Poços de Caldas;

600 empregos diretos e indiretos gerados;

10 mil copos de cerveja produzidos por dia;

R$ 500 mil repassados para iniciativas sociais;

1 milhão de litros de cerveja produzidos anualmente;

R$ 2 milhões em impostos gerados ao ano;

Mestre cervejeiro atuando na área de cozimento dos insumos cervejeiros durante preparo de cerveja artesanal em Poços de Caldas (MG)

Júlia Reis/g1

Você vai ver:

Nesta reportagem você vai entender como, em menos de cinco anos, Poços de Caldas já tem mais de 100 rótulos diferentes de cerveja artesanal, uma associação de cervejeiros, uma rota turística cervejeira e até o dia da cerveja no calendário municipal.

Liga de Cervejarias e produtores caseiros

Roteiro Turístico Cervejeiro

Regulamentação de Microcervejarias Artesanais e Brewpubs

Dia da Cerveja no Calendário Municipal

Festivais e eventos cervejeiros

Receitas e preparos inovadores

Área de preparo de cerveja artesanal em Poços de Caldas (MG)

Júlia Reis/g1

Liga de Cervejarias e produtores caseiros

Uma das primeiras iniciativas coletivas foi a criação da Liga das Cervejarias Vulcânicas, em 17 março de 2021. O grupo reúne atualmente 11 cervejarias do Sul de Minas que estão dentro do mercado regional da bebida artesanal.

“Nós buscamos trabalhar pelo setor como um todo para fazer com que Poços de Caldas seja uma referência nacional como produtor de cerveja, fazer com que a cidade seja reconhecida como um polo”, disse o presidente da Liga.

Para além dos empreendedores que apostam nas cervejarias, há também quem produz sua própria cerveja artesanal em casa. Segundo dados de comerciantes de insumos, já são mais de 200 produtores caseiros na cidade.

Roteiro Turístico Cervejeiro

Roteiro Turístico Cervejeiro em Poços de Caldas (MG)

Liga das Cervejarias Vulcânicas

Um roteiro turístico cervejeiro também foi construído com base em empresas associadas. A rota principal passa por cervejarias de Poços de Caldas, tem cerca de 2 km e pode ser cumprida em pelo menos 2 dias.

Quem visita o roteiro cervejeiro pode encontrar tour pelas fábricas, petiscos, insumos cervejeiros, loja de souvenir e, é claro, as mais diferentes cervejas artesanais – envasadas ou prontas para provar.

“A cerveja artesanal é mais um atrativo que a cidade tem hoje. Isso faz parte da cadeia produtiva do turismo, as indústrias das cervejas artesanais. É um atrativo turístico, sim, têm pessoas que gostam, contemplam, têm o prazer e vão em busca dessa degustação da cerveja artesanal”, disse o secretário de Turismo, Israel Souza Pereira.

Regulamentação de Microcervejarias Artesanais e Brewpubs

Barris de fábrica de cerveja artesanal em Poços de Caldas (MG)

Júlia Reis/g1

Para regulamentar a instalação de microcervejarias artesanais e brewpubs, uma lei foi criada. O documento foi assinado em 3 de janeiro de 2023 para valorizar e estimular ainda mais a produção de cerveja artesanal no município.

A microcervejaria artesanal é o estabelecimento com capacidade de armazenamento total em tanques fermentadores de até 200 mil litros.

Já brewpub é definido como estabelecimento que produz cerveja em pequena escala e possui capacidade de armazenamento em tanques fermentadores menor ou igual a 4 mil litros, para venda direta e exclusiva ao consumidor final, destinada ao consumo no mesmo local de produção e que a geração de trepidações, exalações e ruídos não exceda os limites previstos nas normas brasileiras.

“Antes, uma cervejaria gigante e uma pequena eram caracterizadas da mesma forma”, explicou Gonçalves. A diferenciação facilitaria aos brewpubs, que têm estruturas menores e poderiam ser instalados em mais áreas da cidade.

Após a regulamentação, as cervejarias artesanais e pequenos produtores passaram a colocar um texto informativo no rótulo das bebidas informando que o produto é “produzido artesanalmente em Poços de Caldas/MG”.

Dia da Cerveja no Calendário Municipal

Em Poços de Caldas, o dia da cerveja existe desde 15 de maio de 2023. A data foi inserida no calendário municipal após a sanção de uma lei.

“O dia da cerveja é comemorado em diversas cidades do mundo; dessa forma, o dia tem o intuito não somente de celebrar a diversidade da bebida, mas também a cultura”, diz o texto.

O documento determina que o Dia da Cerveja Artesanal Poços-caldense ser comemorado sempre na última sexta-feira do mês de maio.

Festivais e eventos cervejeiros

Entenda como Poços de Caldas tem se tornado a ‘Terra da Cerveja Artesanal’ no Sul de Minas

Divulgação Bricks / Gonçalves

O evento mais recente é Festival das Cervejas Vulcânicas. Ele foi divulgado logo depois que o dia da cerveja foi criado. A primeira edição acontece entre os dias 25 e 28 de maio deste ano com cervejarias, praça de alimentação, comida mineira e apresentação de bandas.

Segundo a gestão municipal, Poços também é palco de ao menos 10 eventos anuais que levam o nome cerveja em seu título ou que tem a bebida como tema relevante, como, por exemplo, Vai Beer, Cult Beer, Santo Beer, Poços Fest e Festa do Torresmo.

Receitas e preparos inovadores

Dentre tantas receitas e preparos inovadores, em uma das cervejarias poços-caldenses “tempo é ingrediente”. É o que dizem os irmãos e sócios, Rodineli e Rodrigo Domingues. Eles são pioneiros no preparo da cerveja artesanal em barril de carvalho na cidade.

Rodineli Domingues e Rodrigo Domingues, irmãos e proprietários da cervejaria artesanal Hill Beer em Poços de Caldas (MG)

Júlia Reis/g1

Na cervejaria, há bebidas que ficam de 1 a 2 anos em preparo dentro do barril e passam por todas as estações do ano até estar pronta para consumo. Segundo os produtores, o processo aumenta a complexidade da produção e favorece a qualidade do produto.

As primeiras cervejas dos irmãos foram produzidas em casa com uso de panelas de 20 litros. Agora, já é possível produzirem 10 mil litros em panelas de inox e 3 mil nos barris de madeira.

Os sabores são os mais variados, desde os sabores mais comuns e apurados, até aos ingredientes bem pensados como framboesa, baunilha, mel, uva. Os aromas também não ficam de fora, dá para sentir até cheiro de flores na bebida.

Fábrica de produção de cerveja artesanal em Poços de Caldas (MG)

Júlia Reis/g1

Por fim, apesar de alguns insumos serem importados, a matéria-prima orgânica é escolhida a dedo pela dupla de irmãos. A qualidade da bebida final não esconde a origem dos insumos que deixam a cerveja tão especial:

“São de fazendas de Machado, Andradas, Caldas. A gente busca o que tem de melhor para fazer e finalizar a nossa cerveja. Pegamos tudo que está mesmo na nossa região, o que a gente tem de melhor no Sul de Minas”.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO