Estado determina ações após primeira morte por febre amarela em Monte Santo de Minas; veja quais são

15 mar 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Entre as ações está a investigação epidemiológica para descobrir o local da infecção que levou a morte de um homem de 41 anos. Estado determina ações após primeira morte por febre amarela em Monte Santo de Minas

Após a confirmação da primeira morte por febre amarela, em Monte Santo de Minas (MG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) elaborou um plano de ações para a cidade. O óbito pela doença foi divulgado nesta terça-feira (14).

Em nota, a Superintendência Regional de Saúde de Passos, informou que foi notificada na última sexta-feira (10), pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de que exames confirmaram um caso humano para a febre amarela.

As equipes de saúde não conseguiram identificar como estava o esquema vacinal do homem, de 41 anos, que morreu pela doença. O que se sabe é que antes de ter os sintomas da doença, ele teria se passado pelo estado de São Paulo.

A EPTV, afiliada Rede Globo, conversou com Eliane Oliveira, chefe de vigilância em Saúde em Monte Santo de Minas. Ela informou que seis vacinadoras da SES-MG estarão na cidade nesta quinta-feira (16).

Junto com a Saúde municipal, a equipe deve fazer um alinhamento para começar uma intensificação de imunizações contra a febre amarela, principalmente na zona rural. A previsão é que a vacinação em Monte Santo de Minas comece ainda no fim desta semana ou no começo da próxima.

Estado determina ações após primeira morte por febre amarela em Monte Santo de Minas; veja quais são

Prefeitura de Monte Santo de Minas

Ações da SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde elaborou um plano de ações para que Monte Santo de Minas enfrente o momento de alerta contra a febre amarela.

Emissão de nota técnica com alerta da morte;

Orientação aos profissionais da saúde da cidade e da região;

Investigação epidemiológica para descobrir local da infecção;

Reunião para alinhar ações com o município e unidades regionais de saúde de Passos e Alfenas;

Intensificação das ações de imunização para aumento da cobertura vacinal contra a febre amarela.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO