Instituto Moreira Salles reabre 1º centro cultural e chalé centenário após reformas em Poços de Caldas; VÍDEO

14 jan 2024
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Conhecido como a Casa da Cultura, centro abriu as portas ao público com entrada gratuita. O g1 visitou espaço e o Chalé Cristiano Osório, de 1894, para acompanhar os toques finais. Instituto Moreira Salles reabre 1º centro cultural e chalé centenário após reformas

O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (MG), conhecido como a Casa da Cultura, reabriu as portas no sábado (13) após mais de um ano de reformas. O g1 visitou o espaço e acompanhou os toques finais para a reabertura.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Além do centro cultural, que agora tem sala de cinema, o tradicional Chalé Cristiano Osório passou por um detalhado restauro para recuperar a estrutura da década de 1890. (Veja no vídeo acima)

Instituto Moreira Salles reabre 1º centro cultural e chalé centenário após reformas em Poços de Caldas, MG

Júlia Reis/g1

O IMS Poços é a primeira sede do Instituto Moreira Salles – também presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O centro cultural no Sul de Minas foi inaugurado em 8 de agosto de 1992.

Patriarca da família, João Moreira Salles, natural de Cambuí (MG), escolheu a cidade para se estabelecer por ser a maior da região, além de terminal de um dos ramais da Estrada de Ferro Mogiana, que tanto impactou na economia, principalmente por meio do transporte de café.

O prédio da sede sul-mineira foi projetado pelo arquiteto mexicano Aurelio Martinez Flores para abrigar exposições, exibir mostras de cinema e receber concertos. O imóvel tem mais de 1 mil m² de área expositiva.

'Fotoclubismo': IMS Poços tem mostra em exposição gratuita até junho de 2024

Júlia Reis/g1

Reforma do IMS Poços

Tombado pelo município como patrimônio cultural, o espaço precisou seguir regras para manter as condições originais e, ao mesmo tempo, reestruturá-lo para conseguir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). No entanto, a pandemia de Covid-19 paralisou as obras temporariamente.

Com o início da reforma, o instituto totalmente fechado por mais de um ano. Neste tempo, o auditório foi remodelado e se tornou um cinema com capacidade para 85 pessoas.

Sala de cinema é novidade na reabertura do IMS Poços

Júlia Reis/g1

Acessibilidade e sustentabilidade foram outros pontos investidos na revitalização do espaço.

"Nós focamos bastante na questão da acessibilidade. Fizemos toda paginação de piso podotátil, desde a rua até a entrada do centro cultural, colocamos elevadores, fizemos banheiros acessíveis, mapas táteis. Tudo isso foi instalado visando a inclusão do visitante”, explicou Haroldo Paes Gessoni, coordenador do IMS Poços.

Acessibilidade e interatividade são pontos-chave de exposições no IMS Poços

Júlia Reis/g1

Junto do centro cultural fica um chalé centenário, nomeado como ‘Cristiano Osório’. A estrutura foi projetada por Giovanni Battista Pansini em 1894 e soma, hoje, 130 anos de história.

Coberto com telhas francesas, o telhado passou por limpeza detalhada e foi restituído pelo mesmo funcionário que o restaurou há 32 anos, logo que o IMS adquiriu o imóvel, em 1989.

Chalé Cristiano Osório em Poços de Caldas (MG)

Júlia Reis/g1

“Dessa vez nós fizemos do telhado até o chão. Todas as telhas foram retiradas, lavadas uma a uma. [...] Todos os detalhes, acabamentos, os ornamentos de madeira, dos beirais, calhas, rufos, foi substituído. Tudo isso garante segurança em um bem como esse", explicou o coordenador.

Haroldo Paes Gessoni, coordenador do IMS Poços, explica que telhas originais foram mantidas

Júlia Reis/g1

Reforço da cultura local

O espaço atrai visitantes não apenas de Poços de Caldas, mas de cidades vizinhas, como Andradas (MG), Campestre (MG), Caldas (MG) e até São João da Boa Vista (SP).

"Estamos geograficamente bem situados no Sul de Minas e nós recebemos uma visitação muito grande. [...] A gente diz que a pessoa vem para visitar a exposição e toma o café. Muitos vêm com o objetivo de tomar o café, mas visitam a exposição", disse.

Exposições são aberturas ao público com entrada gratuita no IMS Poços

Júlia Reis/g1

Após a abertura, o IMS Poços continuará oferecendo entrada gratuita para as exposições e o espaço em geral. Algumas oficinas podem ter custos, dependendo das ações desenvolvidas na instituição.

"Esse diálogo com a comunidade é o que a gente está buscando. A questão do cinema que nós trouxemos agora com a participação dos produtores locais, esse foi um ponto que foi muito pensado, essa aproximação com a comunidade local", disse o coordenador.

A partir da próxima semana, os eventos de cinema serão pagos, com um valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O objetivo é atrair um público que aprecia a programação, mantendo descontos para grupos específicos, como professores e idosos, por exemplo.

"O programa de exposições, cinema e eventos musicais que reabre o IMS Poços revela as linhas de trabalho que pretendemos aprofundar [...] para construir interpretações e reflexões sobre o Brasil contemporâneo", afirmou Marcelo Mattos Araujo, diretor-executivo.

'As metamorfoses': exposição fica em cartaz no IMS Poços até junho de 2024

Júlia Reis/g1

O que está em cartaz no IMS Poços? 🎭

Em exposição até 9 de junho, estão ‘Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história’ e ‘As metamorfoses – Travestis e transformistas na SP dos anos 70' de Madalena Schwartz. Saiba sobre as mostras:

FOTOCLUBISMO: apresenta imagens encontradas no acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin, que guardou um conjunto com mais de 100 imagens que teriam sido parte de um evento fotográfico de 1970.

AS METAFORMOFOSES: apresenta o ensaio que registrou travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo em plena ditadura militar. Há retratos de nomes como Ney Matogrosso e os integrantes do grupo Dzi Croquettes.

As mostras são abertas ao público com entrada gratuita.

Ainda em janeiro, o centro cultural promove oficinas de férias para as crianças, uma masterclass e um concerto com a pianista Maria Teresa Madeira, além de um show com o tradicional Bloco da Tine. No decorrer do mês, o cinema também terá sessões de filmes.

Serviço

IMS Poços

📍 Rua Teresópolis, nº 90, Jardim dos Estados - Poços de Caldas (MG)

⏰ Funcionamento:

terça a sexta, das 13h às 19h;

sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

🎟️ Entrada gratuita

Veja a programação e saiba como participar de cada evento

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO