Lojistas registram prejuízos após temporal que deixou ruas alagadas em Poços de Caldas, MG

07 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Em uma das lojas, a água danificou móveis. As funcionárias tiveram que correr para levantar o estoque e evitar mais prejuízo. Lojistas registram prejuízos após temporal que deixou ruas alagadas em Poços de Caldas, MG

O temporal que atingiu Poços de Caldas (MG) no começo da semana trouxe, além de transtorno, prejuízo para os lojistas e comerciantes da área central. Em uma das lojas, a água danificou móveis. As funcionárias tiveram que correr para levantar o estoque e evitar mais prejuízo.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Só no fim da tarde de segunda-feira (4) foram 26 mm de chuva que deixaram diversas ruas alagadas.

"[A chuva] começou a entrar de uma maneira em um piscar de olhos e foi até o estoque. E a gente, assim, desesperado para que não acontecesse nenhum dano nos nossos produtos. Aquela água imunda com insetos, enfim, muitos entulhos", relata a comerciante Simone Fregolente.

Já em outro estabelecimento, a porta de vidro ajudou a conter a enxurrada. As vendedoras fizeram uma barreira com panos para evitar que mais água entrasse na loja. Porém, cada carro que passava pela rua formava uma espécie de 'onda' e fazia a água voltar.

Lojistas registram prejuízos após temporal que deixou ruas alagadas em Poços de Caldas, MG

Reprodução / EPTV

"Os bueiros estavam todos obstruídos aqui da rua, cheios de papelão. Eu acredito que teria que ter uma coleta de papelão, um lugar específico, para na hora que a chuva o vento não obstruir os bueiros", comenta a lojista Nathaly Germano, que também passou apuros com a quantidade de água.

LEIA MAIS

BALANÇO DO TEMPORAL: Pontos de alagamento, queda de muros e creche tomada pela água; veja VÍDEO

Chuva alaga lojas e causa transtornos no Centro de Poços de Caldas, MG

Conforme os relatos, os próprios comerciantes fecharam o trânsito e ajudaram a retirar lixo dos bueiros para que a água pudesse escoar.

"Uma chuva de 15 minutos alagar a forma que alagou, né? Então a gente pegou de surpresa. Eu também tenho a questão dos carros que estão aqui estacionados. Tiveram pessoas aqui que tiveram os carros totalmente encharcados por dentro. Tinha quase dois dedos, três dedos de água", conta o comerciante Jorge Luiz da Silva Machado.

Chuva causa pontos alagamento, queda de muros e invade creche em Poços de Caldas, MG

Reprodução / Redes Sociais

Providências

Segundo o secretário de Serviços Públicos de Poços de Caldas, Celso Donato, existe uma equipe de força-tarefa que atua preventivamente na época da primavera para manter a limpeza de bueiros e galerias, poda de árvores e também no leito dos principais ribeirões e rios da cidade.

"E o que aconteceu com essa chuva de segunda-feira agora? [...] Por alguns minutos nós tivemos uma tromba d'água. O forte volume na cabeceira fez com que a água descesse com muita velocidade e as águas do bueiro desaguam no rio. O rio passando forte, e subindo o nível, muitas vezes dá o refluxo, aí fica parecendo que o bueiro está entupido", afirma Donato.

Temporal deixou ruas alagadas no Centro de Poços de Caldas, MG

Prefeitura de Poços de Calas

Conforme o secretário, o aumento da população e do turismo também favorecem o crescimento desses materiais. Portanto, mudanças na coleta de lixo estão sendo preparadas para tentar conter situações como essas.

"Um serviço que não tinha até então, nós vamos estar tendo uma coleta de lixo do Corujão que começa às 4h e vai até às 10h. Então, [o comerciante] fechou às 18h, tem a coleta noturna. [...] Não tendo esse lixo de 10 às 18h, a gente previne que essas chuvas fortes possam levar o lixo para o rio", completa.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO