Maior do mundo: Festa do Queijo em Ipanema, bate o próprio recorde

23 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Evento tradicional no calendário regional desde 2011, teve na sua 13ª edição, mais um recorde de queijo e doce de leite gigantes superados. Queijo gigante na cidade de Ipanema

Ana Carolina Magalhães/Inter TV dos Vales

Um dos eventos de destaque no calendário turístico regional, a Festa do Queijo, teve a 13ª edição realizada neste fim de semana. O evento atrai visitantes de todo o Brasil por contar com o maior queijo minas padrão do mundo, e do doce de leite, chamando também a atenção da mídia nacional com sua celebração da cultura queijeira regional.

E neste sábado (22), mais um recorde foi superado, o queijo na edição de 2022 pesou 2.453 kg, passando para 2.727 kg em 2023.

A produção do queijo também superou a edição passada, segundo os organizadores, 12 horas em 2022 para 10 horas em 2023.

Foram gastos 28 mil litros de leite, 400 quilos de sal, além de coalho e fermento. 15 pessoas trabalharam no processo do queijo que ficou cinco dias na câmara de resfriamento.

O doce de leite também quebrou recorde, em 2022 pesou 873 kg, e neste ano 1.070 kg.

Este ano, a festa contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e também de outros políticos da região.

Depois de pesado, o queijo "desfilou" pelas ruas da cidade, em seguida foi distribuido para milhares de pessoas que estavam na Praça Coronel Calhau.

Além do queijo e do doce de leite, a festa também produziu em um bule gigante, 1.200 litros de queimadinha.

A Festa do Queijo começou em 2011, e, de lá para cá, superou os próprios recordes mantendo o título de produtora do maior queijo minas padrão do mundo.

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO