Menina de 11 anos redescobre a audição com implante coclear feito pelo SUS em MG

29 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O implante coclear consiste na implantação de um dispositivo que funciona como um “ouvido biônico”. Todo tratamento foi feito no Hospital Alzira Velano, em Alfenas. Estudante de 11 anos volta a ouvir após cirurgia em Alfenas

Uma garota de 11 anos com deficiência auditiva voltou ouvir sem a utilização de aparelhos auditivos após a realização de uma cirurgia de implante coclear feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todo tratamento foi feito na Clínica de Fonoaudiologia do Hospital Alzira Velano, em Alfenas (MG).

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O implante coclear consiste na implantação de um dispositivo que funciona como um “ouvido biônico”, colocado por baixo da pele da cabeça na região atrás da orelha. Um fio com um eletrodo entra no ouvido e dá a volta na cóclea, funcionando como se fosse um "substituto do ouvido".

Menina de 11 anos redescobre a audição com implante coclear feito pelo SUS em Alfenas, MG

Reprodução/EPTV

Desde criança, Mariana Dias Magalhães recebeu o diagnóstico de deficiência auditiva. Inicialmente, um aparelho auditivo foi a companhia dela desde os oito meses de vida.

No entanto, com o passar do tempo, o dispositivo não oferecia mais os benefícios necessários para o desenvolvimento da menina.

"Nós fizemos algumas trocas de aparelho auditivo e percebemos que ela não estava tendo ganho acústico suficiente para dar continuidade no aprendizado, principalmente escolar e na vida diária dela”, explica a fonoaudióloga, Saniely Pinheiro.

Menina de 11 anos redescobre a audição com implante coclear feito pelo SUS em Alfenas, MG

Reprodução / EPTV

A decisão pela cirurgia de implante coclear foi constatada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fonoaudiólogos e psicólogos. Após diversos protocolos e testes, eles concluíram que Mariana preenchia os critérios para essa intervenção.

“O aparelho auditivo amplificava o som e jogava dentro do órgão auditivo para que fosse amplificado. Com a perda da Mariana, que é maior, ela precisa de um ganho maior, de algo mais potente. Para isso, ela foi implantada, foi inserido eletrodos na cóclea, que estimula diretamente o nervo. Então, o ganho com o implante é extremamente maior do que com aparelho auditivo”, explica a fonoaudióloga.

Uma solução que, embora tenha um custo elevado de cerca de R$ 400 mil, foi possível graças ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando realidade esse "renascimento auditivo" para Mariana.

Menina de 11 anos redescobre a audição com implante coclear feito pelo SUS em Alfenas, MG

Reprodução/EPTV

Para os pais, ver a filha enfrentar esse procedimento significa muito mais do que uma intervenção médica: é a oportunidade de Mariana se conectar ainda mais com o mundo ao seu redor.

"O sentimento é de gratidão imensa por poder participar desse momento importante para ela. De saber que ela tem a oportunidade agora de ouvir, de ouvir música que é o que ela gosta, a banda que ela gosta. Que ela vai poder conversar melhor com as pessoas, interagir melhor com as pessoas, e isso não tem preço”, afirma a mãe, Cleidiane Hellen dos Santos Magalhães.

"Por mais que ela conseguiu se dar bem até hoje, se desenvolveu bastante, teve muito sucesso em tudo que ela fez, agora ela vai ter mais oportunidade, vai conseguir fazer melhor”, comenta o pai, Fernando Henrique Magalhães.

Menina de 11 anos redescobre a audição com implante coclear feito pelo SUS em Alfenas, MG

Reprodução/EPTV

"O mundo é pequeno pra você, filha. Você é uma menina muito inteligente, sempre foi e agora você tem oportunidades incríveis. Você vai ser uma menina muito feliz, mais do que já é. Nós estamos aqui sempre para apoiar você, te aplaudindo em todas as suas conquistas”, completa a mãe.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO