Moradores pedem transparência sobre corte de árvores em Poços de Caldas: ‘Laudo não é profundo’

19 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Movimento quer diálogo com a prefeitura para ter clarezas dos reais problemas. Segundo a gestão municipal, o cronograma da retirada das árvores segue normalmente. Moradores impedem corte de árvores com escudo humano em Poços de Caldas

O corte de árvores na Avenida João Pinheiro, em Poços de Caldas (MG), continua sendo um problema entre a prefeitura e alguns moradores da cidade. Neste domingo (18), um 'escudo humano' foi feito para impedir o corte de árvores programado para o início da manhã.

No domingo, o trabalho foi impedido pelos ativistas. Entretanto, conforme informado pela prefeitura nesta segunda-feira (19), o cronograma da retirada das árvores segue normalmente.

O movimento 'Poços com Árvores' acompanha os trabalhos feitos pela prefeitura e as iniciativas ambientais na cidade. Segundo Isabela Miguel Siqueira Viana, integrante do grupo, eles fazem plantões todos os domingos.

Moradores fazem 'cordão humano' e impedem corte de árvores em avenida de Poços de Caldas, MG

Movimento Poços com Árvores

“É importante ressaltar que dessa vez, diferente das outras vezes que acontecem na prefeitura, não houve nenhum aviso prévio para os moradores de que a avenida [João Pinheiro] seria fechada".

‘"A árvore está completamente saudável, não é só pra mim não. A gente tem laudos, ouvimos outros técnicos que disseram que o laudo não é real, não é profundo. Tinha que avaliar árvore por árvore" finalizou a integrante.

Nesta segunda-feira (19), a prefeitura informou que a substituição das árvores foi discutida e aprovada pelo Codema, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente.

Conforme a secretaria de Meio Ambiente, os cortes estão dentro da legalidade após laudos atestarem a necessidade de remoção de pelo menos 70 árvores devido a riscos de queda e danos causados nas calçadas e asfalto da avenida. O cronograma da retirada das árvores segue normalmente.

Para Mário Carvão, também integrante do movimento 'Poços com Árvores', a aprovação que a prefeitura diz ter "não é verdadeira e o Codema não aprovou esses cortes das árvores".

"A gente sabe que o real motivo desses cortes é o monotrilho, por mais que a prefeitura não queira admitir. Então, o que a gente pede é transparência, que a prefeitura consulte os moradores, seja de uma forma mais democrática, e que não seja tão autoritária como tem sido anos últimos meses", disse.

O movimento ‘Poços com Árvores’ não é contrário à retirada das árvores que realmente tiverem problemas, conforme informado à EPTV, afiliada TV Globo. Os integrantes sabem que muitas têm danificado calçadas e que possuem raízes, sendo bem antigas. O movimento reforçou que deseja diálogo com a prefeitura para ter clarezas dos reais problemas.

Escudo humano

Os moradores souberam que as árvores seriam retiradas no domingo e chegaram por volta 5h na Avenida. A equipe da prefeitura chegou para trabalhar por volta de 6h e se deparou com o 'escudo humano' feito pelos manifestantes.

Um laudo feito pela prefeitura em 17 de março indicou que 70 árvores precisavam ser cortadas por apresentarem riscos ao usuário da via. O laudo diz ainda que elas se encontram fora de prumo, danificando calçadas e apresentando sinais de apodrecimento. O documento foi assinado pelo engenheiro florestal, Carlos Alberto Battesini.

Moradores fazem 'cordão humano' e impedem corte de árvores em avenida de Poços de Caldas, MG

Movimento Poços com Árvores

Segundo os manifestantes, apesar de constar 70 árvores no laudo, serão cortadas 352. Destas, 100 já foram retiradas e 50 seriam cortadas neste domingo (18).

Nas fotos enviadas pelos integrantes do Movimento Poços com Árvores é possível ver a presença da viatura de trânsito da prefeitura. Os manifestantes também contaram que a Polícia Militar esteve presente no local.

As árvores não foram cortadas e os trabalhadores da prefeitura deixaram o local por volta de 9h.

Cruzes na João Pinheiro

Moradores protestam contra corte de árvores em Poços de Caldas, MG

Redes sociais

Em março, manifestantes colocaram 93 cruzes onde foram feitos os cortes nas árvores. Além dos crucifixos, os manifestantes também confeccionaram faixas e as colocaram ao longo da Avenida João Pinheiro.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO